Funarj abre editais para rodas de samba e hip hop

Alô galera da música! A Fundação Rio das Ostras de Cultura informa que a Fundação de Artes do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, está com inscrições abertas para editais de dois ritmos que são “a cara’ do Rio de Janeiro: Rodas de Samba e de Hip Hop.

Os Editais têm como finalidade disciplinar a promoção de licitação, na modalidade concurso, para seleção e premiação, por parte da Funarj, de projetos relativos a trabalhos artísticos de produtores de rodas culturais de Samba e de Hip Hop (rodas de rima), visando o desenvolvimento de atividades culturais, experimentais e artísticas em seus múltiplos reflexos sob a ótica dos conhecimentos, das artes, das crenças, das capacidades, da moral e dos hábitos adquiridos pelo homem, captados do cotidiano e particularidades vivenciados nos territórios fluminenses.

O prazo para inscrição no edital de Roda de Samba termina no dia 2 de outubro. Já o de Hip Hop termina no dia 12 do mesmo mês. As inscrições para ambos devem ser realizadas no site da própria Funarj; www. https://www.funarj.rj.gov.br/

Caso o interessado não consiga realizar a inscrição pela internet, ela pode ser feita por correio e por SEDEX com aviso de recebimento ou protocoladas na sede da Funarj de 11h às 16h (Rua da Alfândega, 91, 5o andar, Centro do Rio).

Os projetos protocolados ou enviados pelos Correios deverão ser entregues em quatro vias encadernadas, em envelope único e lacrado, com indicação: EDITAL DE CONCURSO No 004/2023 – FUNARJ / PROJETO – PRÊMIO FUNARJ PARA RODAS DE SAMBA. Não serão consideradas inscrições de projeto online ou postada pelos Correios após a data de encerramento das inscrições.

É importante que os interessados leiam os editais para diremir quaisquer dúvidas, e tenham ciência da documentação a ser apresentada, bem como do regulamento.

RODA DE SAMBA – Serão selecionadas e premiadas 40 rodas de samba produzidas no estado do Rio de Janeiro e que desenvolvam comprovadamente, através de portfólio (fotos, vídeos, flyers etc.), ações e/ou projetos de rodas de samba em territórios fluminenses nos últimos 12 (doze) meses.
Serão selecionadas 20 (vinte) rodas de samba suplentes, segundo ordem de classificação, nas hipóteses de ocorrência de situações que ensejem a inabilitação dos proponentes e/ou desclassificação dos projetos vencedores.

Podem participar do Edital Pessoa Física ou Jurídica do Estado do Rio de Janeiro (incluindo MEI). É permitida a inscrição de um projeto por proponente, seja este (a) organizador (a) ou produtor (a) da roda de samba que atuae na área do samba, comprovadamente, há pelo menos um ano. Em caso de duplicidade será considerado o último projeto inscrito.

Em caso de dúvidas referente ao edital, o proponente deverá entrar em contato pelo e-mail: premiofunarjsamba@gmail.com.

HIP HOP – Ao todo serão selecionadas e premiadas 50 rodas culturais de Hip Hop produzidas no Estado do Rio de Janeiro e que desenvolvam comprovadamente, por meio de portfólio (fotos, vídeos, flyers etc.), ações e/ou projetos de rodas culturais de Hip Hop em territórios fluminenses nos últimos 12 meses.

A presença dos quatro elementos básicos da Cultura Hip Hop (DJ, Break, MC e Grafitte) e o impacto na região onde a roda acontece servirão como critérios de desempate nas propostas.

Os projetos inscritos não deverão conter conteúdos discriminatório de qualquer natureza contra grupos ou raça, sobretudo contra a mulher; que incentive a violência, em especial contra a mulher; que exponha pessoas a constrangimento; homofóbico; que configure injúria à pessoa ou a grupo em razão de posicionamento político, raça ou crença de qualquer natureza; ou que atente contra a dignidade de idosos, afrodescendentes, homossexuais, mulheres e pessoas com deficiência.

Se porventura, no momento de execução do projeto selecionado, este apresentar um ou mais conteúdos acima relacionados, o proponente vencedor estará impedido de integrar a programação em quaisquer dos aparelhos culturais da rede estadual, sujeito à aplicação de sanção administrativa de multa e devolução do valor do prêmio por descumprimento de regra do edital.

Para fins das apresentações, os participantes deverão considerar o mínimo de três  e o máximo de 12 participantes nos palcos. As apresentações devem ter no máximo 10 minutos de duração.