Fundação de Cultura promove quatro novos cursos livres na Casa de Cultura Bento Costa Jr

Com o objetivo de ampliar a oferta de oportunidades de aprendizado, a Fundação Rio das Ostras de Cultura promove quatro novos cursos na Casa de Cultura Bento Costa Jr: “Alta Costura Prática”, “Mandalas de Linha em Vareta de Bambu”, “Práticas Sustentáveis e Práticas/Experiências de Vida” e “Vivência com Arteterapia – Melhorar o mundo começando por nós”.

O curso de “Alta Costura Prática” será destinado para alunos a partir de 18 anos com o mínimo de cinco participantes e o máximo de 10. As aulas terão duas horas de duração, a partir das 14h, sempre às segundas-feiras, com o instrutor Raphael Gonçalves.

O curso abrange conhecimentos práticos de alta costura para a construção de peças para um bom repertório de um profissional de costura ou estilista. O objetivo é criar uma rede de profissionais capacitados na Região para produzir vestuários de qualidade e atender a demanda dos clientes, sejam pessoas físicas ou jurídicas.

As aulas do curso de “Mandalas de Linha em Varetas de Bambu” serão ministradas por Cristina Kanitz as sextas-feiras, no turno da manhã, das 10h às 11h30, com o mínimo de cinco e o máximo de 12 alunos. Os interessados devem ter, no mínimo, 15 anos.

Os participantes vão aprender a fazer mandalas de oito pontas e o ponto central, que é conhecido como ‘Olho de Deus” e cada um deles sairá com sua mandala pronta após a quarta aula.

A professora Cristina Kanitz também será responsável pelo curso de “Vivência em Arteterapia – Melhorar o Mundo Começando por Nós”. As aulas deste cursos também serão às sextas-feiras, no período da tarde, das 15h às 16h30, para alunos a partir dos 12 anos.

A finalidade deste curso é prover, de forma profissional, lúdica e integrativa, meios para que cada um possa trabalhar o autoconhecimento, despertar de ideias e possíveis ações para desenvolvimento próprio, melhorar seus relacionamentos interpessoais e a própria interação com o mundo.

O curso de “Práticas Sustentáveis e Práticas/Experiências de Vida” será ministrado por Andrea Caldas Pestana com aulas às terças-feiras, das 15h às 16h30. As turmas devem ter no mínimo cinco e, no máximo, 10 alunos. Promover a transformação social e mostrar possibilidades de como se obter renda sem causar danos a natureza são alguns dos objetivos do curso.

O valor da mensalidade de cada curso é R$ 85 e as inscrições devem ser feitas diretamente na unidade, que fica na rua Bento Costa Júnior, no Centro.  As informações para os cursos dessa unidade podem ser obtidas pelo telefone (22) 2764-1768.

CURSOS – Na temporada de 2023, além dos cursos citados, a Fundação também conta com cursos livres de Artes Plásticas (Desenho – Aquarela – Pintura), Ballet, Ballet Baby, Bateria, Canto Coletivo, Canto Coral, Canto: Técnica Vocal, Culinária para iniciantes, Cestaria em Crochê com Fio de Malha, Circo: Malabares, Acrobacias e Palhaçaria Dança e Defesa Pessoal para Mulheres, Dança de Salão, Danças Urbanas, Danças Urbanas Inclusivas, Desenho (Observação, Retrato e Caricatura), Desenho mangá, artístico e Pintura em aquarela, Flauta Transversa, Guitarra e Violão, Hatha Yoga, Introdução Descomplicada à Modelagem de Moda, Música e Tecnologia, Oficina Livre de Teatro, Passos Iniciais para Montar um Brechó Diferenciado, Piano e Teclado, Percussão e Pandeiro, Teatro, Teatro Inclusivo, Tecido Acrobático, Violão para Iniciantes, Violão Popular, Violão e Piano e Violino.