Funarj lança dois Editais de cursos para a Escola de Música Villa-Lobos

A Fundação Rio das Ostras de Cultura alerta que a Funarj – Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro está com inscrições abertas para dois editais de cursos para a Escola de Música Villa-Lobos: Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio e Módulo I do Curso de Formação Musical (Infantil). As inscrições devem ser feitas pelo link https://www.funarj.rj.gov.br/

As inscrições para o Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio vão até o dia 26 de janeiro de 2024. O curso é inteiramente gratuito e tem duração de três anos. São 69 vagas destinadas a candidatos que tenham o Ensino Médio completo ou em curso.

As vagas disponíveis são para Técnico em Regência Coral; Técnico em Composição e Arranjo; Técnico em Instrumento: Saxofone; Piano; Violão; Guitarra; Flauta; Violino; Clarineta; Violoncelo; Trompete; Trombone; Tuba; Bateria; Percussão e Contrabaixo.

Do total das vagas, 40% são destinadas ao sistema de cotas para ingresso nas escolas técnicas do Estado do Rio de Janeiro (Lei Estadual 6.433), e 5% para portadores de deficiência física (Lei Federal 3.298). O candidato cotista deverá ler atentamente o Edital.

INGRESSO – O ingresso ocorre por meio de exame classificatório de avaliação prática, sendo o material obrigatório para cada habilitação especificado no Edital 2024. As aulas ocorrerão de forma presencial e serão oferecidas de segunda a sábado, entre 8h e 22h, de acordo com a disponibilidade da instituição de ensino.

FORMAÇÃO MUSICAL (INFANTIL) – As inscrições para este curso estão abertas até às 16h do dia 5 de fevereiro de 2024. O curso é inteiramente gratuito e conta com 44 vagas, disponíveis para diversas habilitações instrumentais, distribuídas no Curso de Formação Musical. Para o turno matutino são 25 vagas e 19 vagas para o turno vespertino.

As vagas são destinadas a crianças de 9 e 10 anos de idade completos até 31 de março de 2024, e que estejam cursando entre o 3º e 5º ano do Ensino Fundamental. Não é necessário ter conhecimentos formal em música.