Fundação de Cultura abre chamada pública para mentoria artística

Há 40 vagas e interessados deverão se inscrever de 28 de fevereiro a 3 de março

Os artesãos e artistas plásticos de Rio das Ostras que tiverem interesse em aprimorar suas técnicas vão poder se inscrever, de 28 de fevereiro a 3 de março, na Chamada Pública 004/2023 da Fundação Rio das Ostras de Cultura. Publicada na edição nº 1538 do Jornal Oficial, de 16 de fevereiro, a Chamada Pública prevê mentoria artística e técnica, visando a história e a cultura de Rio das Ostras, para construção de trabalhos artísticos e artesanais que serão expostos e vendidos na Loja do Artesão, na Casa de Cultura Bento Costa Júnior. Serão disponibilizadas 40 vagas, sendo 20 vagas na Loja do Artesão Vera Luzente, na Casa de Cultura Bento Costa Jr; e 20 vagas para o Empório da Estação, em Rocha Leão.

Os interessados em se inscrever deverão apresentar documentos solicitando a participação no projeto, conforme regras da Chamada Pública, na Casa de Cultura Bento Costa Jr e no Empório da Estação, de acordo com seu interesse de local de participação.

Poderão participar pessoas jurídicas e físicas cuja atividade e finalidade seja de artesanato, trabalho manual e artes plásticas, com interesse em aprimoramento das técnicas.

A mentoria será realizada por Rodrigo Pontes, servidor da Fundação Rio das Ostras de Cultura, durante o período de vigência do projeto, que vai de 1 de março a 31 de dezembro de 2023. É importante frisar que a participação no processo implica a aceitação integral das disposições legais e regulamentos pertinentes aos espaços.

A autorização para utilização dos espaços não gera à Fundação de Cultura qualquer obrigação ou compromisso relacionado à atividade das vendas das peças em exposição na loja pelos credenciados. A Fundação tem o papel de supervisionar o cumprimento das obrigações que revestem o respectivo termo de compromisso assinado pelo artista.

DOCUMENTOS – No ato da inscrição, o interessado deve apresentar cópia do ato constitutivo da sociedade empresarial, certidão de MEI, CNPJ e documentos do(s) representante(s) legal(is); Identidade e CPF, no caso de pessoa física; Portfólio comprovando, no mínimo, um ano de atuação como artesão, artista plástico, entre outros que trabalham com artes manuais em Rio das Ostras; além de fotos dos trabalhos e técnicas utilizadas pelo artista.

O descumprimento de qualquer das cláusulas presentes neste item implicará na proibição do Credenciado de voltar a utilizar os espaços em novos e futuros períodos disponíveis, por seis meses.

Os interessados também podem consultar a Chamada Pública, que está disponível no site da Fundação Rio das Ostras de Cultura (www.fundacaoriodasostrasdecultura.rj.gov.br).