Fundação de Cultura incentiva participação de artistas no Ciclo Mulheres nas Artes

Iniciativa do Laboratório de Criação e Formação em Arte e Cultura promove a pesquisa e produção cultural de mulheres

Com o objetivo de promover a pesquisa e produção sociocultural, compartilhando conhecimentos de mulheres artistas, educadoras, gestoras e produtoras que pesquisam e trabalham com artes, cultura e sociedade, o Laboratório de Criação e Formação em Arte e Cultura está realizando, entre os dias 2 de março e 4 de abril, o Ciclo Formativo Mulheres nas Artes, com atividades de formação voltadas para a produção cultural. Para mais informações e inscrições, acesse o link https://labcriacao.com/

De acordo com a presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Cristiane Regis, a iniciativa é uma excelente oportunidade. “Esta é uma forma de poder adquirir conhecimento e capacitação para melhorar e agregar valor a seu trabalho”, declarou a presidente.

Nesta segunda edição do Ciclo Mulheres nas Artes serão realizadas uma série de atividades formativas online, com webinários, videoaulas, além de orientação de projetos culturais. Pelas atividades propostas no ciclo, a organização pretende visibilizar e fomentar processos de criação e realização de pesquisas e projetos culturais organizados e protagonizados por mulheres, além de ressaltar a importância de políticas para o fomento da autonomia econômica das mulheres e de sua presença, seu ser, pensar e agir para o enfrentamento de violências, a ampliação das liberdades, o fortalecimento de sua autoestima, o acesso à formação e geração de renda.

Entre as atividades estão os webinários, que são abertos, transmitidos ao vivo pelo Youtube do Lab Criação, e contam com a participação de convidadas para debaterem os temas do ciclo. As videoaulas são atividades formativas síncronas, mediante inscrição, com educadoras que possuem pesquisa e atuação nos assuntos tratados.

Para as alunas do Ciclo que possuem projetos em fase de desenvolvimento para inscrição em editais e/ou leis de incentivo, a iniciativa oferece a possibilidade de participação em um Laboratório para desenvolvimento e viabilização de projetos socioculturais. Serão realizados cinco encontros de orientação de projetos socioculturais, conduzidos por educadoras com experiência na elaboração de projetos e em técnicas de gestão, produção e comunicação cultural.

Todas as atividades do Ciclo são gratuitas e contam com recursos de acessibilidade como intérpretes de libras e técnicas de audiodescrição.

LAB DE CRIAÇÃO – O Laboratório de Criação e Formação em Arte e Cultura é uma plataforma virtual que reúne conhecimentos voltados à formação cultural, à criação e ao desenvolvimento de pesquisas e projetos socioculturais.

A cultura é considerada pelas Nações Unidas o 4º pilar do desenvolvimento sustentável e o setor cultural possui grande potencial econômico para geração de trabalho e renda. O desenvolvimento da cadeia produtiva da cultura é objetivo de políticas públicas e possibilita a geração de trabalho e renda, o que demanda a formação e produção de conhecimentos compartilhados em cultura.

O projeto LAB Criação pretende contribuir com as ações de qualificação técnica, de gestão e produção em arte e cultura, bem como estimular a profissionalização e o fortalecimento da economia da cultura.