Fundação de Cultura lança editais para diversas áreas artísticas

Ao todo 12 segmentos estão sendo contemplados em três editais distintos

Alô pessoal da Cultura de Rio das Ostras, tem editais na área. A Fundação Rio das Ostras de Cultural lançou três editais distintos na edição nº 1557 do Jornal Oficial, de 20 de abril, que vão contemplar 12 segmentos artísticos e que são destinados à seleção e premiação de pessoas físicas interessadas em realizar propostas, ações ou atividades culturais nas unidades da Fundação e espaços públicos do Município.

O objetivo é estimular o desenvolvimento de processos criativos e de pensamento, fomentar os processos de criação, produção, difusão, pesquisa e fruição das expressões artísticas e culturais; e ampliar, descentralizar e democratizar o acesso a recursos públicos e a cultura.

O primeiro edital, denominado Leripe Cultural, abrange 10 categorias (Artes Visuais, Artes Visuais Urbanas, Audiovisual, Artesanato, Cultura de Matrizes Africanas, Circo, Contação de histórias e ações similares, Produção Cultural, Patrimônio Cultural material e imaterial e Cultura Urbana). O segundo é sobre música autoral e destinado aos compositores de Rio das Ostras. Este edital, também chamado de Som da Cidade, também será dividido em cinco categorias: Funk, Hip Hop e Rap; outra de MPB, Samba e Pagode; a terceira de Rock e Música Alternativa; a de Forró e Sertanejo; e a última de Blues e Reggae.  O terceiro edital, denominado Dança da Cidade, vai contar com quatro categorias: Ballet Clássico Livre, Danças Tradicionais, Dança Contemporânea e Dança Urbana.

As inscrições para os três editais são gratuitas. É bom lembrar que as inscrições para o Edital Som da Cidade vão até às 23h59 do dia 10 de maio. Para o Leripe Cultural os interessados podem se inscrever até às 23h59 de 17 de maio de 2023. Já o de Dança, as inscrições começam às 0h do dia 10 de maio e vão até o dia 31 de maio de 2023. Os interessados devem se inscrever, exclusivamente, pela plataforma on-line, pelo site www.fundacaoriodasostrasdecultura.rj.gov.br.

De acordo com a presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Cristiane Regis, outros segmentos artísticos também serão beneficiados. “O nosso trabalho visa atender a todas as áreas artísticas atuantes na Cidade. Nesses primeiros atendemos a 12 segmentos, mas estamos terminando os estudos para lançarmos outros editais atendendo a classe do teatro e a comunidade LGBTQIAP+, por exemplo. Podem esperar porque ainda vem muita coisa boa por aí porque a Cultura em Rio das Ostras não para!”, declarou a presidente.

As informações complementares como condições de habilitação dos proponentes, documentação necessária, premiação e prazos de cada fase estão disponíveis nas respectivas Chamadas Públicas (006 – Leripe Cultural, 007 – Música Autoral Som da Cidade e 008 – Dança da Cidade), publicadas no site da Fundação Rio das Ostras de Cultura ou na Edição 1557 do Jornal Oficial do Município.