Fundação de Cultura lança Projeto “Onda de Portas Abertas”

Alunos da Escola Municipal Francisco de Assis visitam Centro de Formação Artística

Alunos da E. M. Francisco de Assis

Com o objetivo de apresentar o Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro à comunidade e permitir que as pessoas conheçam o funcionamento da Escola, a Fundação Rio das Ostras de Cultura está lançando o Projeto “Onda de Portas Abertas”. As visitas devem ser agendadas com a direção da unidade pelo telefone 2764-6376, ou diretamente no local, que fica na Praça José Pereira Câmara, no Centro. O primeiro grupo a participar deste projeto foi da Escola Municipal Francisco de Assis Medeiros Rangel.

De acordo com a diretora do Centro, Fabiana Nagib, a ideia é fazer com que os grupos de visitantes possam vivenciar as aulas dos cursos realizados na unidade, em pequenas oficinas ministradas pelos próprios professores. “As pessoas vão conhecer a escola por dentro e ver como é o funcionamento e a dinâmica das aulas. Vão poder conversar com a equipe técnica, que são professores, instrutores e colabores e, com isso, saber um pouco mais do que podem aprender nos cursos de dança, música e teatro”, explicou.

Para a presidente da Fundação, Cristiane Regis, essa é forma de aproximar, ainda mais, a Cultura da comunidade. “É importante difundirmos cada vez mais o que a Fundação de Cultura tem para oferecer para a população. O Centro de Formação Artística conta com cursos gratuitos nas áreas de dança, música e teatro que podem contribuir muito para o crescimento das pessoas. A Cultura é fundamental nesse sentido e permitir que as pessoas conheçam o nosso trabalho vai contribuir muito para o desenvolvimento do setor no Município, tendo em vista que a Cultura é para todos!”, declarou.

VISITA GUIADA – Alunos da Escola Municipal Francisco de Assis Medeiros Rangel fizeram uma visita guiada ao Centro de Formação Artística nesta quinta-feira, dia 27. A primeira turma, com 30 alunos, conheceu as dependências da Unidade na parte da manhã. Divididos em três grupos, cada um deles participou de oficinas de Música, Dança e Teatro. Na dança, os alunos foram orientados pelo coordenador técnico do curso, Hotton Luz, e pela professora Giuliane Ferreira. Na música, os professores Luiz Gustavo Candea, Cassio Acioli e Paula Roberta, junto com as estudantes do Curso Técnico Fernanda Pereira e Sinara Pacheco ficaram responsáveis pela orientação aos alunos. Já na área do teatro, os estudantes participaram da oficina com Renato Nunes, Mariane Martins, Karl Marx Lobo, Patrícia Pinto, alunos do Curso Técnico.

Para o professor de Artes da Escola Municipal Francisco de Assis Medeiros Rangel, Fábio Florido, essa é uma oportunidade única para os alunos. “A nossa ideia é realmente aproximar mais os alunos com a Cultura, que tem tudo a ver com a Educação. Tendo em vista que muitos não conheciam o Centro de Formação Artística, achamos por bem apresentar tudo o que ele oferece. Poucos municípios têm uma instituição pública como essa que temos em Rio das Ostras, com essa estrutura. É uma forma de mostrarmos na prática um pouco dos que eles acabam conhecendo dentro da sala de aula. Tenho certeza que será importante e enriquecedor para cada um deles”, garantiu.

CENTRO DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA DE MÚSICA, DANÇA E TEATRO – Fundado em 2004, a unidade, conhecida também como Prédio da Onda, é onde são realizadas as aulas de formação dos cursos básicos e técnicos de Música, Dança e Teatro. Milhares de alunos já passaram pelas salas de aula da Onda nos três cursos, formando inúmeros profissionais nas três áreas.