Fundação de Cultura se prepara para marcar presença na Cidade do Jazz

Os preparativos da Fundação Rio das Ostras de Cultura para marcar a sua participação na 19ª Edição do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival estão a todo vapor. A área cultural da Cidade do Jazz, montada no espaço de eventos de Costazul, vai contar com uma tenda instagramável, um espaço próprio para os artesãos do ateliê Vera Luzente do Empório da Estação, além dos estandes do Clube do Vinil e do Brechó Blues.

O espaço instagramável montado pela Froc na Cidade do Jazz vai contar com uma decoração especial e criativa, elaborada na técnica da papietagem, utilizada para criação de instrumentos e notas musicais ligados à magia do Jazz e do Blues. O público vai poder utilizar a área para tirar fotos como se fosse parte do grupo musical que está participando do Festival.

De acordo com Rodrigo Pontes, a ideia é explorar a magia dos elementos do jazz com muitas cores. “Todo nosso trabalho é pautado na criatividade. Os elementos que estamos criando surgirão a partir de um piano que estará no espaço, de onde sairão os instrumentos e as notas musicais. Como é uma área dedicada para que as pessoas possam fotografar e se sentirem como parte do evento, o objetivo é proporcionar uma sensação de que a própria pessoa esteja criando também essa magia”, explicou Rodrigo.

A equipe responsável pelo Espaço Instagramável da Froc é formada por Rodrigo Pontes (concepção, cenografia e direção de arte), Adilson Lopes, Aline Barbosa, Giovana Agostini e Sueli Pascoal, além das estagiárias Maria Juliana, Beatriz Ornelia e Maria, sendo as duas últimas do Programa Geração Aprendiz, da Secretaria Municipal de Assistência Social.

O espaço destinado aos artesãos da Loja do Artesão Vera Luzente e do Empório da estação vai ser para que eles possam apresentar seus trabalhos que estão sendo desenvolvidos, baseados na mentoria artística oferecida pela própria Fundação.

Além da comercialização de LPs de vinil, o Clube do Vinil vai animar com a apresentação de DJs da Região. Já o Brechó Blues vai apresentar peças diferenciadas para o público. Os artistas de todos os segmentos também vão contar com um espaço próprio para que eles possam mostrar sua arte comercializar sua arte.

De acordo com a presidente da Froc, Cristiane Regis, a ideia do espaço instagramável é fazer com que as pessoas se sintam parte integrante do evento. “Além de curtir o Festival, o público vai poder fazer fotos no nosso espaço como se fosse parte do espetáculo que estamos produzindo. Vamos manter o espaço do Clube do Vinil, o dos artesãos do Ateliê Vera Luzente e o dos artistas da nossa Cidade para que eles possam apresentar o seu trabalho e comercializar sua arte para um grande público que sempre marca presença no Festival”, explicou a presidente.