Fundação Rio das Ostras de Cultura divulga programação de vídeos do Prêmio Nego Dé

Os trabalhos contemplados com o Prêmio Nego Dé, da Lei Aldir Blanc, já estão a todo vapor. Nesta quarta, quinta e sexta-feira, dias 2, 3 e 4 de dezembro, a Fundação Rio das Ostras de Cultura programou a exibição de vários vídeos, que serão disponibilizados na página da Fundação no Facebook (https://www.facebook.com/frcriodasostras1997), em dois horários: às 11h e às 14h.

O Projeto “Circo para Todes”, do grupo Sonho de Circo de Rio das Ostras, apresenta os vídeos desta quinta e sexta. No dia 2, o primeiro vídeo será uma Oficina de Acrobacia para Principiantes e, na parte da tarde, a de Bolhas de Sabão. Na sexta, dia 3, no período da manhã, será o vídeo da oficina de Malabarismo. Já na parte da tarde, será realizada a Oficina de Palhaçaria.

As oficinas deste Projeto têm como propósito incentivar e promover a cultura circense. Os vídeos foram divididos em módulos diferentes, com a finalidade de desenvolver uma diversidade de habilidades, noções básicas de possibilidades no universo circense, tudo de maneira lúdica e criativa. Além disso, pretende estimular a sensibilidade, criatividade, expressões artísticas, noção espacial, consciência corporal, prática de alongamento, flexibilidade, força, equilíbrio, agilidade e coordenação motora das pessoas.

No sábado, dia 4, serão realizados os vídeos do Projeto “Um Pescador Artesanal de Rio das Ostras”, que tem como proposta mostrar uma parte da cultura da pesca artesanal do Município, uma arte que está cada vez mais em extinção, tendo em vista que apenas os pescadores mais antigos continuam realizando este trabalho. Neste sentido a proposta vai ao encontro de salvaguarda de saberes e fazeres que constituem o patrimônio imaterial da Cidade, que tem como referência histórica, nos seus primórdios, ser nominada com “Terra dos Peixes”, pois tinha sua base econômica voltada  para esta atividade.

O projeto foi realizado por Leonardo Sabino dos Santos, conhecido na Cidade como Nado, nascido e criado em Rio das Ostras, 54 anos, pescador artesanal que desde os 15 anos que pescava com o pai em uma pequena canoa. O primeiro vídeo está marcado às 11h e terá como tema “Pescador Artesanal”. O segundo tem como tema “Remendo de Rede” e está programado para 14h.