Inscrições para III Prêmio de Grafites e Painéis da Fundação de Cultura começam dia 17

Os artistas ligados à arte urbana do município que quiserem participar do III Prêmio de Grafites (artes visuais urbanas e públicas) e Painéis da Fundação Rio das Ostras de Cultura devem começar a preparar seus materiais de trabalho e a documentação porque as inscrições começam na próxima segunda, dia 17 de janeiro e vão até o dia 24 do mesmo mês.

Para participar, os interessados devem ser registrados no Portal da Fundação Rio das Ostras de Cultura, no endereço www.fundacaoriodasostrasdecultura.rj.gov.br, na aba cadastro de artistas e grupos; apresentar apenas uma obra e ter mais de 18 anos.

A inscrição será feita mediante preenchimento de formulário, que estará disponível no site da Fundação com as informações descritas no Edital: nome e número de telefones para contato do proponente; número de RG e CPF; texto de apresentação e especificações sobre a obra (técnica, materiais utilizados, localização, medidas), arquivo em PDF com foto em alta resolução da obra inscrita que está sendo inscrita para concorrer ao prêmio e portfólio que comprove pelo menos um ano de atuação cultural no Município (fotografias, reportagens, declarações e etc.) e autorização simples para realização do trabalho. Serão aceitas obras realizadas a partir de qualquer técnica, estilo e matéria-prima (Grafite, Stêncil, Lambe-Lambe, Aerografia, 3D Arte e Sticker, dentre outras técnicas)

Para os espaços públicos, principalmente nos próprios municipais, é necessária a devida autorização da Fundação Rio das Ostras de Cultura. Caso a área onde seja feita a obra esteja em terreno particular, é necessária a autorização dos proprietários. Vale ressaltar que as propostas que sejam realizadas nas duas paredes circulares na Praça do Trem, em Rocha Leão, ou no muro do Hospital Municipal de Rio das Ostras irão ganhar 0,5 ponto na média final.

Para a presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Cristiane Regis, o objetivo do Edital é ornamentar os espaços públicos, estimulando a prática de artes urbanas no formato de painéis nas mais variadas técnicas. “Com esse edital pretendemos também inibir a poluição visual e promover a identidade artística e cultural local, por meio da arte urbana”, declarou Cristiane.

ESCLARECIMENTO – Como forma de esclarecimento, estão proibidas as obras que tenham por finalidade a publicidade de estabelecimentos, produtos ou serviços; e que façam apologia à prática sexual, drogas e discriminação de qualquer forma. Os servidores da Fundação, membros da Comissão Julgadora dos Projetos; artistas premiados nos dois últimos editais de Grafites e painéis e pessoas que possuam pendência, inadimplência ou falta de prestação de contas junto à Fundação Rio das Ostras de Cultura ou Fundo Municipal de Cultura de Rio das Ostras também estão impedidos de participar do III Edital. Caso seja comprovada mais de uma inscrição do mesmo artista, apenas a última será considerada válida. Todas as propostas anteriores serão invalidadas. O resultado da Fase I, que prevê a habilitação da proposta, está previsto para ser divulgado no dia 28 de janeiro.  Serão contemplados os cinco trabalhos com melhor classificação, que receberão prêmios no valor de R$ 3 mil cada. No que diz respeito aos direitos de imagem, os premiados autorizam, com o ato da inscrição, a Fundação Rio das Ostras de Cultura a divulgar e utilizar as imagens das obras premiadas em produtos promocionais, objetos e em mídia impressa ou digital, nos vários meios de comunicação disponíveis.

Outros casos estão especificados no Edital, que está disponível no site da Fundação. Quaisquer esclarecimentos aos interessados e orientações técnicas serão prestados pela Superintendência de Políticas Públicas de Cultura da Fundação Rio das Ostras de Cultura, de segunda a sexta-feira das 9h às 17h, pelo telefone (22) 2764-7676.