Inscrições para workshop gratuito de Dança Flamenca estão abertas

A bailarina Luciana Dutra vai promover no próximo dia 26 de agosto, um workshop gratuito de Flamenco, no Teatro Popular. Quem estiver interessado em participar e aprender a dança cujas origens remontam às culturas cigana e mourisca, com influência árabe e judaica, deve se inscrever pelo telefone (22) 98838-5827.

De acordo com Luciana, no workshop será trabalhada a técnica básica de Flamenco. “As inscrições estão abertas até o dia 25, um dia antes, para que a aula seja montada de forma adequada para os alunos”, explicou a professora. É importante ressaltar que o evento ocorrerá às 14h, no mesmo dia do espetáculo “La Guitarra Y La Bailarina”, que será apresentado a partir das 20h.

FLAMENCO – O flamenco não é só dança, mas também música, tendo ele um estilo tipicamente espanhol. É uma manifestação cultural que está relacionada a comunidade autônoma de Andaluzia, a cidade de Múrcia e a região de Estremadura, possuindo influência árabe, judaica e cigana.

Em decorrência dessa trajetória difícil, a música e a dança flamenca transmitem demasiada emoção, retratando o espírito arrebatador das lutas, o orgulho de suas origens, as dores e alegrias do povo. Essa expressão cultural teve por muito tempo pouquíssimo reconhecimento e apenas nos últimos 200 anos ganhou projeção.

Originalmente, o flamenco consistia apenas de canto (cante) sem acompanhamento. Depois, começou a ser acompanhado por violão ou guitarra (toque), palmas, sapateado e dança (baile). O toque e o baile podem também aparecer sem o cante, embora o canto permaneça no coração da tradição do flamenco.

Compartilhe essa notícia:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Veja também...