Search

Museu Sambaqui da Tarioba é reaberto na 21a edição da Semana Nacional de Museus

Na abertura da 21ª edição da Semana Nacional de Museus, que acontece de 15 a 21 de maio, a Fundação Rio das Ostras de Cultura vai reabrir o Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba, após um período para manutenção. A solenidade está prevista para o primeiro dia da semana, dia 15, a partir das 9h30 e vai contar também com a exibição de um vídeo com entrevista do técnico em arqueologia Jubber de Decco.

As visitas serão guiadas e mediadas a cada hora onde serão apresentadas a história do próprio Museu como também da Casa de Cultura. No período da manhã, as visitas acontecem às 9h30, 10h30 e 11h30. Já no turno da tarde, os horários de visitação são 13h, 14h, 15h, 16h e 17h, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, as visitas são a cada hora, das 13h30 às 17h30.

21ª EDIÇÃO DA SEMANA NACIONAL DE MUSEUS – Esta edição traz o tema “Museus, sustentabilidade e bem-estar” como parte do avanço de uma agenda dedicada à sustentabilidade.

A escolha do tema, proposto anualmente pelo Conselho Internacional de Museus – ICOM para o Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio, tem como objetivo destacar a importância dos museus como espaços que promovem o bem-estar e a sustentabilidade e apoiar três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU): Saúde e Bem-Estar Global, Ação Climática e Vida na Terra.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, produzidos de forma integrada a partir do reconhecimento de que ações em determinados campos de políticas públicas, afetam resultados em outros campos e estabelecem uma clara sinalização no sentido de que são maiores as chances de sucesso quando se parte da construção de consensos e da pactuação coletiva de metas.

O tema “Museus, sustentabilidade e bem-estar” lembra-nos que os museus podem contribuir para o bem-estar das pessoas de muitas maneiras, incluindo a promoção da saúde mental, a educação e a sensibilização ambiental. Os museus também ajudam a promover a inclusão social, a diversidade, a conexão com a natureza, a compreender a questão climática e amplificar a voz dos povos originários tornando-se, assim, importantes aliados na luta pela sustentabilidade a partir da sua própria concepção de “bem-viver”.

Os museus contribuem ainda com a sustentabilidade ao buscar garantir que seus edifícios e processos sejam eficientes em termos de energia e recursos e que promovam práticas de conservação e preservação dos recursos naturais e culturais. Também trazem benefícios ao bem-estar emocional ao fornecer espaços de lazer e aprendizado onde as pessoas podem se conectar com a história, a cultura e a arte.

MUSEU DE SÍTIO ARQUEOLÓGICO SAMBAQUI DA TARIOBA – Inaugurado em 1999, o Museu é aberto à visitação pública com exposição permanente de peças catalogadas por época, origem e denominação pelo Instituto de Arqueologia Brasileira-IAB, em reconstituição da pré-história da região.

Para que o público possa conhecer a história contada pelo depósito do Sambaqui, foi feita uma escavação linear, assim os objetos, esqueletos e conchas, dentre outros, podem ser observados em camadas ao longo das escavações por intermédio de uma passarela construída. Isto permite que o visitante acompanhe visualmente a sequência de camadas conservadas deste sítio. O espaço incentiva a prática de atividades educativo-culturais direcionada às escolas e atrai turistas curiosos para conhecer um pouco mais sobre a organização social e a cultura material do homem pré-histórico brasileiro.

A unidade possui uma área escavada com restos de esqueletos e exposição de objetos de adorno, ostras gigantes, conchas, pedras (batedores e quebra-coquinhos), que caracterizam a ocupação de uma antiga civilização estimada entre quatro mil anos. O Sítio Arqueológico foi registrado com o nome Tarioba pelo IAB em 1967; o termo sambaqui é de origem tupi-guarani e significa acúmulo de conchas.

Compartilhe essa notícia:

Veja também...