Search

Oficina de Contação de Histórias começa nesta segunda na Biblioteca Municipal

A Oficina de Introdução a Contação de Histórias do I Contos em Ostras – Encontro de Contadores de Histórias, é a segunda ação do Projeto vencedor do Edital Leripe Cultural, na Categoria Contação de Histórias e Ações Similares, e está prevista para iniciar na próxima segunda, dia 2, na Biblioteca Municipal Professora Íris Galvão, no horário das 14h às 17h. 

A Oficina, que terá Júlia Soares e Neila de Lucena como facilitadoras, será realizada em três encontros e a continuação acontece nos dias 9 e 16 de outubro, nos mesmos horário e local. A perspectiva é propor que os participantes experimentem e descubram os caminhos que desejam percorrer ao contar uma história.

Nos encontros, serão partilhadas as experiências criativas das facilitadoras com uma abordagem a introdução a ação de contação de histórias. Durante a oficina, os participantes, por meio de conceitos e dinâmicas, serão convidados a passar ao longo de todo processo, começando pela preparação da história até a narração do conto.

Na dinâmica, os participantes também vão poder refletir sobre várias questões que normalmente afligem os contadores, como os recursos que podem ser utilizados para contar uma história, o que fazer para memorizar o conto e o que fazer para preparar a voz para iniciar contação da história. No encerramento da oficina, cada pessoa será convidada a apresentar uma história a ser contada como forma de celebração.

Sobre as facilitadoras:  

NEILA DE LUCENA é cientista social e especialista em artes cênicas de formação. Como produtora cultural reúne em sua trajetória artística mais de 25 anos de estrada. Já produziu festivais e diversos espetáculos no Rio de Janeiro: adulto, musical e infantil. Aprofundou seus estudos em música e iniciou seu caminho na musicalização infantil. Em Rio das Ostras foi contemplada pelos Editais Aldir Blanc e Ocupa Concha onde apresentou o pequeno musical infantil autoral – Histórias de Além-Mar, que conta um pouco de sua história pelos mares de Rio das Ostras.

Vencedora do Prêmio Arte & Escola, pela prefeitura do Rio de Janeiro, se destaca com o Projeto Batuque pros Pequenos, onde ministra oficinas de contação de histórias e musicalização infantil para professores e crianças.

Membro do Conselho de Cultura pelo Poder Público, atualmente trabalha como professora de arte e cultura na rede particular de ensino e como Oficineira de Teatro na SEMAS Secretaria de Assistência Social / Prefeitura de Rio das Ostras.

JÚLIA SOARES é cientista náutica por formação, mas navega apenas nos mares das histórias desde 2015, quando iniciou seu percurso com as narrativas em Recife, onde fez apresentações em espaços culturais diversos. Seu mergulho nas palavras foi alargado quando se especializou em Literatura Infantojuvenil. Desde que mudou-se para o Estado do Rio de Janeiro, em 2020, conta histórias em espaços culturais e educacionais de Macaé, Rio das Ostras e Casimiro de Abreu. Atualmente circula com a contação de histórias “Árvore Crianceira Dá Frutos a Vida Inteira” em unidades do SESC RJ, compondo a programação do Sesc Pulsar em algumas cidades do Estado do Rio de Janeiro

Compartilhe essa notícia:

Veja também...