Parceria entre Fundação Rio das Ostras de Cultura e UFF apresenta filme “As Boas Maneiras”

Por conta da parceria entre a Fundação Rio das Ostras de Cultura e a Universidade Federal Fluminense, a população vai ter a oportunidade de assistir ao filme “As Boas Maneiras”, de Juliana Rojas e Marco Dutra, dentro do Projeto de Extensão da UFF Cineclube Cinema Brasileiro de Gênero. A exibição ocorre às 18h desta quarta-feira, dia 10, na Sala de Cinema da sede administrativa, localizada na avenida Cristóvão Barcellos, 109, no Centro. No final da sessão será promovida uma roda de debates entre os participantes.

O projeto de extensão da UFF Cineclube Cinema Brasileiro de Gênero tem por objetivo a divulgação da produção audiovisual brasileira, principalmente de filmes pertencentes a gêneros pouco apreciados pela crítica, como horror, comédia e policial.

As Boas Maneiras é um filme em duas partes, com um título que atua de maneira intrincada em cada uma delas. Na primeira, reflete a etiqueta social que tanto falta à empregada Clara (Isabél Zuaa), como à patroa Ana (Marjorie Estiano), uma jovem isolada por família e amigos por, abandonando as “boas maneiras”, engravidar fora do noivado. Como numa equação, o lapso mútuo as unirá na consagração de uma nova quebra de protocolo: um romance lésbico entre a patroa branca e rica e a emprega preta e pobre.

O filme transforma a relação de servidão de Clara a Ana em um romance comovente e convincente dentro da proposta absurda do longa. Além desse amor imensurável tornar crível a transição para sua segunda metade, traça um panorama dilacerante sobre o comportamento do negro na sociedade, em que a abnegação irrestrita segue a rota contrária do reconhecimento de seu valor.

“As Boas Maneiras” foi exibido no 19º Festival do Rio, em outubro de 2017.