Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral. Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

Presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura participa da Plenária Paulo Gustavo RJ

Rio das Ostras estará presente na plenária Paulo Gustavo RJ que será realizada nesta terça-feira, dia 15, a partir das 19h, de forma virtual pelo aplicativo Zoom, com a participação da presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Cristiane Regis.

O objetivo da plenária é discutir, de forma ampla, com os representantes da área cultural, sobre o Projeto de Lei Paulo Gustavo que vai liberar recursos para o setor, na tentativa de amenizar os efeitos negativos causados pelo período de pandemia na área desde março de 2020. Também serão debatidas questões ligadas ao Projeto de Lei 1518/2021 que institui a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento ao Setor Cultural.

O convite veio do Comitê Paulo Gustavo RJ e vai contar com a participação de gestores públicos, parlamentares do Estado do Rio de Janeiro, profissionais da área da cultura, e representantes de Conselhos, Fóruns, Secretarias, Grupos, Coletivos e Universidades.

Além da presidente da Fundação, estão confirmados a coordenadora da Associação Brasileira de Gestão Cultural Kátia de Marco, o Secretário Nacional de Cultura do PT e do Comitê Nacional Paulo Gustavo, Márcio Tavares, o presidente do Conselho Estadual de Política Cultural do Rio de Janeiro William César, o senador Paulo Rocha e o cineasta Silvio Tendler, dentre outros.

Para a presidente da Fundação, essas discussões são de extrema importância para retomada Cultural dos Munícios e dos estados, como um todo. “Nessa pandemia vivemos um período onde a criatividade foi primordial para mantermos a Cultura viva. Estamos voltando aos poucos, mas com a liberação desses recursos acredito que possamos trabalhar com mais garantias para valorizar todas as formas de artes, nos mais variados segmentos”, declarou.

PROJETO DE LEI PAULO GUSTAVO – O Projeto de Lei Complementar 73/21, que homenageia o ator e humorista Paulo Gustavo, que faleceu em maio do ano passado, vítima da covid-19, libera R$ 3,862 bilhões para amenizar os efeitos negativos econômicos e sociais da pandemia de covid-19 no setor cultural brasileiro. Já o PL 1518/2021 prevê o repasse anual de R$ 3 bilhões de reais para execução descentralizada pelos estados e municípios

O projeto Paulo Gustavo já foi aprovado pela Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados e também tramita em regime de urgência. Ambos projetos são fundamentais para a recuperação do setor artístico e cultural, afetado pelas medidas de isolamento social, desde o início da pandemia do Covid-19, em março de 2020.

Entrar na reunião Zoom

ID da reunião: 889 9096 4608