Presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura participa da Plenária Paulo Gustavo RJ

Rio das Ostras estará presente na plenária Paulo Gustavo RJ que será realizada nesta terça-feira, dia 15, a partir das 19h, de forma virtual pelo aplicativo Zoom, com a participação da presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Cristiane Regis.

O objetivo da plenária é discutir, de forma ampla, com os representantes da área cultural, sobre o Projeto de Lei Paulo Gustavo que vai liberar recursos para o setor, na tentativa de amenizar os efeitos negativos causados pelo período de pandemia na área desde março de 2020. Também serão debatidas questões ligadas ao Projeto de Lei 1518/2021 que institui a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento ao Setor Cultural.

O convite veio do Comitê Paulo Gustavo RJ e vai contar com a participação de gestores públicos, parlamentares do Estado do Rio de Janeiro, profissionais da área da cultura, e representantes de Conselhos, Fóruns, Secretarias, Grupos, Coletivos e Universidades.

Além da presidente da Fundação, estão confirmados a coordenadora da Associação Brasileira de Gestão Cultural Kátia de Marco, o Secretário Nacional de Cultura do PT e do Comitê Nacional Paulo Gustavo, Márcio Tavares, o presidente do Conselho Estadual de Política Cultural do Rio de Janeiro William César, o senador Paulo Rocha e o cineasta Silvio Tendler, dentre outros.

Para a presidente da Fundação, essas discussões são de extrema importância para retomada Cultural dos Munícios e dos estados, como um todo. “Nessa pandemia vivemos um período onde a criatividade foi primordial para mantermos a Cultura viva. Estamos voltando aos poucos, mas com a liberação desses recursos acredito que possamos trabalhar com mais garantias para valorizar todas as formas de artes, nos mais variados segmentos”, declarou.

PROJETO DE LEI PAULO GUSTAVO – O Projeto de Lei Complementar 73/21, que homenageia o ator e humorista Paulo Gustavo, que faleceu em maio do ano passado, vítima da covid-19, libera R$ 3,862 bilhões para amenizar os efeitos negativos econômicos e sociais da pandemia de covid-19 no setor cultural brasileiro. Já o PL 1518/2021 prevê o repasse anual de R$ 3 bilhões de reais para execução descentralizada pelos estados e municípios

O projeto Paulo Gustavo já foi aprovado pela Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados e também tramita em regime de urgência. Ambos projetos são fundamentais para a recuperação do setor artístico e cultural, afetado pelas medidas de isolamento social, desde o início da pandemia do Covid-19, em março de 2020.

Entrar na reunião Zoom

ID da reunião: 889 9096 4608