Os artesãos participantes do Projeto de Mentoria Artística da Fundação Rio das Ostras de Cultura tiveram uma grata surpresa na reunião desta segunda, dia 27, quando receberam a visita de Clara Arthaud e Roberto Sá, os artistas responsáveis e criadores do Monumento à Baleia Jubarte, instalado na Praça da Baleia, em Costazul.
De acordo com o mentor Rodrigo Pontes, a ideia inicial desse encontro foi permitir que o grupo tivesse acessibilidade e a vivência de conversar diretamente com os artistas que criaram o monumento que é cartão-postal da Cidade. “Como a temática inicial do grupo da Casa de Cultura é a Praça da Baleia, o encontro serviu para que os participantes tivessem a oportunidade de bater um papo com os artistas, tirar as suas dúvidas e conhecer como foi o processo criativo do monumento. Essa é uma forma para que eles tenham uma contribuição externa para inspirarem suas obras sobre o tema”, explicou Rodrigo.
Para a artista plástica Vania carvalho, do Galpão das Artes, esse encontro, promovido pela Fundação, foi incrível. “No bate -papo encontrei potências da arte que estão tão próximos e acessíveis, mas que eu não conhecia. Eles passam uma simplicidade, um amor tão grande quando contam as histórias acerca de suas obras… É contagiante. Poder estar ali diante de duas pessoas tão importantes e tão generosas me encheu de esperança. Conheci pessoas que trouxeram identidade para a nossa Cidade através das suas mãos. Isso fortaleceu a necessidade de que é preciso conhecer mais e mais cada detalhe de construção do Município. Só assim poderemos de fato desenvolver a arte voltada para nossa identidade cultural”, esclareceu Vania.