Rio das Ostras participa da Pré-Conferência Regional de Cultura da Baixada Litorânea

Inscrições podem ser feitas pelo link https://forms.gle/XsDSifwwUsu4AffA6

Rio das Ostras estará presente na 1ª Pré-Conferência Regional de Cultura da Baixada Litorânea que será realizada no próximo sábado, dia 27, em Iguaba Grande, com  a participação de representantes do Poder Público Municipal e da Sociedade Civil Organizada. Os interessados em participar do evento podem se inscrever pelo link https://forms.gle/XsDSifwwUsu4AffA6

O objetivo da Pré-Conferência é preparar os agentes públicos para as leis que já estão sendo dispostas aos municípios e promover debates preparatórios para a 3ª Conferência Regional em 2023 na elaboração do Plano Regional e Capacitação, em sintonia com o Sistema Estadual de Cultura RJ (Lei 7035/2015).

Para a presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Cristiane Regis, é muito importante a participação dos fazedores de Cultura do interior do Estado na elaboração de propostas para o setor. “Juntos conseguiremos fortalecer o Interior e discutir propostas que atendam a nossa realidade de forma conjunta”, declarou.

PROGRAMAÇÃO – O evento vai contar com quatro Grupos de Trabalho, que vão debater sobre assuntos específicos. O primeiro é Cultura e Arte, que vai discutir as fronteiras e interseções a partir de conceituação dos termos: Cultura e Arte, objetivando o mapeamento cultural e artístico da Baixada Litorânea, Projeto Diagnóstico Cultural e consolidação dos Cadastros da Baixada Litorânea

O segundo grupo será o de Capacitação de Conselheiros que, além de contribuir com a elaboração do Projeto de capacitação, vai discutir o perfil do Conselheiro, suas competências, e formas de atuação.

A Elaboração do Plano Regional de Cultura – “Metodologia e etapas para a construção do Plano Regional de Cultura – Baixada Litorânea” será o tema do terceiro Grupo de Trabalho.

O último Grupo vai debater sobre a construção de projeto de realização da I Conferência Regional de Cultura – Baixada Litorânea.

Estarão presentes no evento representantes dos Municípios de Rio das Ostras, Armação de Búzios, Arraial do Cabo, Araruama, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Silva Jardim, Iguaba, Saquarema e São Pedro da Aldeia

Todos os inscritos irão participar, reservando o caráter da sua representação nos momentos de votação de propostas, que será definido no plenário da Pré-Conferência, após formação da direção da mesa.