Rio das Ostras participa do 4º Encontro Anual de Gestores de Cultura do Estado do Rio

Município foi representado pela Presidente da Fundação de Cultura, Cristiane Regis

A presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Cristiane Regis, participou, na última segunda, dia 18, do 4º Encontro Anual de Gestores de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj), foi realizado na sede do Sesc Copacabana e reuniu representantes de mais de 80 municípios fluminenses.

O evento teve como finalidade as diretrizes da gestão cultural, acerca dos projetos com a Lei Paulo Gustavo e Aldir Blanc, e fazer uma abordagem sobre a implementação do CEU da Cultura, que são equipamentos públicos de uso cultural e caráter comunitário, com espaços para expressão corporal e atividade física, nos municípios presentes. Além disso, o encontro serviu para fossem apresentados os resultados da Lei Paulo Gustavo e os planos de execução da Política Nacional Aldir Blanc.

De acordo com a secretária estadual de Cultura, Danielle Barros, o Estado foi responsável por executar R$ 139 milhões em fomento, que resultaram em 1190 projetos contemplados em todas as regiões do território fluminense. “Estamos fazendo uma gestão voltada para o fortalecimento dos territórios, da cultura local potente, criativa e democrática. Neste diálogo, as cidades aprendem, trocam experiências e nós também aperfeiçoamos o nosso saber e fazer cultural. É um momento único para olhar e entender a realidade de cada um”, declarou Danielle.

Para a presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, é importante que o Município esteja representado em eventos como esse para acompanhar o trabalho no setor cultural que está sendo desenvolvido no Estado do Rio. “Precisamos conhecer as ações de fomento que estão sendo propostas nos outros municípios do Estado para que tenhamos uma unidade de ações em prol da Cultura. O impacto dos investimentos feitos na Cultura tem transformado as vidas de muitos profissionais que estão direta e indiretamente envolvidos com o setor artístico”, explicou Cristiane Regis.

O 4º Encontro Anual de Gestores de Cultura do Estado do Rio de Janeiro contou com apoio do Ministério da Cultura (MinC), Sesc e Fundação Getúlio Vargas (FGV).