UFF e Froc promovem evento multicultural na Concha Acústica

A movimentação cultural na Concha Acústica está garantida neste sábado, dia 12. Estudantes e professores do Curso de Produção Cultural da UFF, campus Rio das Ostras, em parceria com a Fundação de Cultura, promovem o festival multicultural Concha Cult, um evento que vai contar com os mais variados tipos de arte. Música, dança, poesia, slam (“batalhas” de poesia), artesanato, circo, gastronomia e pintura são algumas das atrações que estarão disponíveis para a população.

A finalidade do Concha Cult é transformar os espaços públicos da Cidade em um lugar de encontro com a arte e a cultura em harmonia e equilíbrio com a natureza e a troca de experiências e saberes.

O Festival também vai contar com atividades na Casa de Cultura Bento Costa Jr, localizada na Praça São Pedro, em frente à Concha Acústica.  No local haverá feira de artesanato com produtores locais, gastronomia com comida quilombola produzida pelo coletivo Ounge Okan, inspirado na ancestralidade dos povos de matriz africana, e uma exposição individual do artista plástico Lincoln Nogueira, que vive na cidade e possui um trabalho de relevância no cenário da arte contemporânea.

Graças a uma parceria com o Centro de Educação Ambiental de Rio das Ostras – Cedro e o Coleta Ostrense, os organizadores do evento vão promover atividades voltadas para educação ambiental. Uma tenda será instalada na Praça São Pedro para que o público possa efetuar o descarte seletivo de materiais, como óleo vegetal, pilhas e baterias usadas, além de participar de rodas de conversa, conhecer um pouco mais sobre plantas medicinais e degustar algumas plantas alimentícias não convencionais, também chamadas de PANCs.

GASTRONOMIA – Entre saberes e sabores da gastronomia produzida na região, o público vai apreciar a comida quilombola produzida pelo coletivo Ounge Okan (comida do coração), representativa de uma das tantas etnias formadoras de nossa sociedade e raízes africanas. A proposta do coletivo é valorizar e difundir esta cultura ancestral tão importante para a formação de nossa gente. O público é convidado a uma viagem pelos sentidos, um devaneio pela história, por meio dos sabores.

PINTURA COLETIVA – A programação conta com uma atividade interativa e colaborativa, que propõe a pintura coletiva de uma porta durante o evento. Quem desejar poderá chegar e livremente pintar e contribuir para a produção da obra. Mediadores estarão presentes para auxiliar os participantes ao longo do processo, na utilização dos pincéis e tintas, na combinação das cores e na composição. Uma porta aberta à criatividade.

O Festival Multicultural Concha Cult é uma realização da UFF e Pro-Reitoria de Extensão, em parceria com a Fundação Rio das Ostras de Cultura e o Centro Cultural Viva

SERVIÇO / PROGRAMAÇÃO

CONCHA ACÚSTICA

13h30 – Apresentação musical