Search

UFF e Froc promovem evento multicultural na Concha Acústica

A movimentação cultural na Concha Acústica está garantida neste sábado, dia 12. Estudantes e professores do Curso de Produção Cultural da UFF, campus Rio das Ostras, em parceria com a Fundação de Cultura, promovem o festival multicultural Concha Cult, um evento que vai contar com os mais variados tipos de arte. Música, dança, poesia, slam (“batalhas” de poesia), artesanato, circo, gastronomia e pintura são algumas das atrações que estarão disponíveis para a população.

A finalidade do Concha Cult é transformar os espaços públicos da Cidade em um lugar de encontro com a arte e a cultura em harmonia e equilíbrio com a natureza e a troca de experiências e saberes.

O Festival também vai contar com atividades na Casa de Cultura Bento Costa Jr, localizada na Praça São Pedro, em frente à Concha Acústica.  No local haverá feira de artesanato com produtores locais, gastronomia com comida quilombola produzida pelo coletivo Ounge Okan, inspirado na ancestralidade dos povos de matriz africana, e uma exposição individual do artista plástico Lincoln Nogueira, que vive na cidade e possui um trabalho de relevância no cenário da arte contemporânea.

Graças a uma parceria com o Centro de Educação Ambiental de Rio das Ostras – Cedro e o Coleta Ostrense, os organizadores do evento vão promover atividades voltadas para educação ambiental. Uma tenda será instalada na Praça São Pedro para que o público possa efetuar o descarte seletivo de materiais, como óleo vegetal, pilhas e baterias usadas, além de participar de rodas de conversa, conhecer um pouco mais sobre plantas medicinais e degustar algumas plantas alimentícias não convencionais, também chamadas de PANCs.

GASTRONOMIA – Entre saberes e sabores da gastronomia produzida na região, o público vai apreciar a comida quilombola produzida pelo coletivo Ounge Okan (comida do coração), representativa de uma das tantas etnias formadoras de nossa sociedade e raízes africanas. A proposta do coletivo é valorizar e difundir esta cultura ancestral tão importante para a formação de nossa gente. O público é convidado a uma viagem pelos sentidos, um devaneio pela história, por meio dos sabores. 

PINTURA COLETIVA – A programação conta com uma atividade interativa e colaborativa, que propõe a pintura coletiva de uma porta durante o evento. Quem desejar poderá chegar e livremente pintar e contribuir para a produção da obra. Mediadores estarão presentes para auxiliar os participantes ao longo do processo, na utilização dos pincéis e tintas, na combinação das cores e na composição. Uma porta aberta à criatividade.


O Festival Multicultural Concha Cult é uma realização da UFF e Pro-Reitoria de Extensão, em parceria com a Fundação Rio das Ostras de Cultura e o Centro Cultural Viva

SERVIÇO / PROGRAMAÇÃO  

CONCHA ACÚSTICA

13h30 – Apresentação musical

14h – Roda de poesia

15h – Circo de Variedades com Circo Viva, Trambolha & Buteco e landorf Rodo & Nicolas Membrillito

16h – Slam e autorais com Cláudia Falcão, Mc Vital, Marcela Vasques Raquel Dimar, Poeta Marvin e outros artistas

17h – Oficina de Samba de Senzala

18h – Apresentações musicais com Rosana Sá, Grupo Track House Rec (thr) 

e Dj 2P

PRAÇA SÃO PEDRO (calçada e gramado)

Varal de Poesias

Ações Voltadas para Educação Ambiental 

FUNDAÇÃO RIO DAS OSTRAS DE CULTURA

Campeonato de Just Dance  

CASA DE CULTURA BENTO COSTA JR

Feira de Artesanato

Gastronomia

Pintura Coletiva

Exposição do artista plástico Lincoln Nogueira – “NÃOTENFIM”

Compartilhe essa notícia:

Veja também...