Search

UFF Rio das Ostras promove VII Semana de Cultura Afrobrasileira

O Polo Rio das Ostras da Universidade Federal Fluminense – UFF, com o apoio da Fundação Rio das Ostras de Cultura, promove, de 6 a 10 de novembro, a VII Semana de Cultura Afrobrasileira que este ano tem como tema “Aquilombar: sujeitos, territórios e insurgências”. Vinculado ao Departamento Interdisciplinar de Rio das Ostras (RIR) e ao Instituto de Humanidades e Saúde (IHS), a Semana também é vinculada ao Projeto de Extensão “Questões Étnico-raciais e Vivências em Cultura Afrobrasileira”, que é uma das ações que integram o NEAB (Núcleo de Estudos e Pesquisa Afrobrasleiro).  

O objetivo da organização é fazer com que a atividade faça parte do calendário nacional de mobilização contra o racismo, o preconceito e as diversas formas de exclusão racial ainda presentes no Brasil.

O evento tem uma perspectiva interdisciplinar, reunindo docentes e discentes de diversos cursos de graduação do Campus, além de representantes da comunidade interna e externa, como Técnicos Administrativos, estudantes da rede pública de ensino, trabalhadores terceirizados, representantes de comunidades quilombolas, mestres e mestras de saberes populares da região da baixada litorânea e representantes de movimentos sociais, destacando às lutas antirracistas e contra às opressões. 

A programação conta com diversas atividades, como mesas redondas, rodas de conversas, oficinas temáticas e apresentações culturais. Dentre as oficinas estão as de percussão afro, dança afro, forró, culinária afro, tranças afro e turbantes, capoeira e maculelê, DJ e de escrita criativa. No encerramento, na sexta-feira, estão previstos um encontro de Rodas Culturais de rio das ostras e um Baile Black

Compartilhe essa notícia:

Veja também...