5ª Conferência Municipal de Cultura define conselheiros para o biênio 2023/2025

Evento também define os delegados para participar da Conferência Estadual de Cultura

O Setor da Cultura de Rio das Ostras foi bem movimentado neste final de semana por conta da 5ª Conferência Municipal de Cultura, realizada no Colégio Municipal Professora América Abdalla. O evento serviu para eleger os conselheiros municipais da Sociedade Civil e do Poder Público (titulares e suplentes), além de definir os delegados que vão representar o Município na Conferência Estadual de Cultura que será realizada até o dia 30 de outubro.

Durante a Conferência, foram discutidos os eixos do Plano Municipal de Cultura: “Cultura e Cidadania”, “Cultura, Diversidade, Patrimônio e Memória”, “Cultura, Educação e Juventude”, “Cultura e Desenvolvimento Sustentável”, “Gestão da Cultura” e “Financiamento da Cultura”. No local também foram expostos trabalhos manuais de artesãos da Cidade.

Na eleição realizada na Conferência, representando a Sociedade Civil, ficaram garantidas cadeiras para os segmentos de “Artesanato”, “Artes Visuais/ Audiovisual /Artes Plásticas/ Novas Mídias”, “Cultura LGBTQIA+”, “Cultura de Matrizes Africanas”, “Dança e Circo”, “Literatura / Centros Culturais Independentes / Cultura Popular”, “Música”, “Patrimônio Material e Imaterial / Produção Cultural” e “Teatro”.

Para a presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Cristiane Regis, a Conferência é uma forma democrática de alinharmos propostas visando o melhor para a criação das políticas públicas de Cultura do Município. “A união entre a sociedade civil e o Poder Público é fundamental para conseguirmos alavancar cada vez mais o trabalho em prol da Cultura do Município. A participação popular também contribui e muito para que possamos atender os anseios de toda a classe artística de acordo com a realidade de cada segmento”, declarou a presidente.

De acordo com Renata Cabral, conselheira indicada pelo poder Público, as expectativas com o novo mandato do Conselho Municipal de Cultura são grandes. “Foram realizados avanços nas atualizações das Metas do Plano Municipal de Cultura e a participação da sociedade civil junto ao Poder Público nessa construção é essencial em todo o processo”, disse Renata.

Os conselheiros eleitos pela Sociedade Civil são: João Felipe de Souza Rebello (titular) e Nathalia Alves Furtado (suplente) na cadeira de “Artesanato”; Alberto Carlos Paula de Souza (T) e Rafael de Souza Nigris Machado (S) na cadeira de “Artes Visuais/ Audiovisual /Artes Plásticas/ Novas Mídias”; Robson Fazolin Rodrigues da Silva (T) e Jhonathan de Oliveira Saldanha (S) representando a “Cultura LGBTQIA+”; Claudia Regina Faiet dos Santos (T) e Sandra Leonor Marçal (S), representando o segmento de “Cultura de Matrizes Africanas”; Eduarda Vasconcellos da Silva (T) e Arthur Soares Machado (S) na cadeira de “Dança e Circo”; Nelma Ferreira dos Santos (T) e Nája Botelho Thomé (S) representando o segmento “Literatura /Centros Culturais Independentes/ Cultura Popular”; Jacqueline Esteves dos Santos (T) e Pedro Panesi José Leal (S) na cadeira de “Música”; Rayane Rosignoli Dames de Oliveira (T) e Christian Marcos José de Lima (S) em “Patrimônio Material e Imaterial / Produção Cultural”; e Luana Coelho de Vasconcelos (T) e Thais Manhães (S) no “Teatro”.

Os conselheiros titulares indicados pelo Poder Público são: Cristiane Menezes Regis, Renata Cabral Pereira dos Santos, Mariana Gomes Ribeiro, Antônio Carlos Cordeiro Leal Júnior, Rafael Pereira dos Santos, Neila Renata Pereira de Lucena Dias, Bianca Freitas, Carolina Prado Peixoto e Luis Henrique de Andrade Sales. Os suplentes são Renata Bonturi Osório Veiga, Bruna Morena Braz da Silva, Marcela da Cruz Jorge, Aline Barbosa Costa dos Santos, Anderson José dos Santos, Jonathan Cunha Feitosa, Carolina Barreto dos Santos, Suellen Rolim Curvelo e Marcos Vinícius Freitas.

Os delegados que vão representar Rio das Ostras na Conferência Estadual são: Anderson Jose dos Santos, Claudia Regina Faiet dos Santos, Guilhermina Luzia da Rocha, Mariana Gomes Ribeiro e Neila Renata Pereira de Lucena Dias.