A Fundação Rio das Ostras de Cultura marcou presença na tarde da terça-feira, dia 4, na Casa de Cultura Laura Alvim, no Rio de Janeiro, na solenidade de lançamento oficial da edição 2024 do Projeto Literário Energia para Ler. O projeto é patrocinado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e pela Empresa de Energia Elétrica ENEL, sob realização da Motivos Produções.
Rio das Ostras é um dos 10 municípios contemplados com o Projeto, que terá a curadoria de Flávio Valadares e Rodrigo Lobo. Ao todo serão sete da Região dos Lagos (além de Rio das Ostras, Armação de Búzios, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Silva Jardim) e três da Região Costa Verde (Angra dos Reis, Mangaratiba e Paraty).
Participaram da solenidade representantes da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, da Enel e dos municípios contemplados. O projeto está marcado para acontecer no Município nos dias 11, 12 e 13 de outubro, possivelmente na Praça São Pedro. A programação será variada, contando, dentre tantas atrações, com um Festival Literário de Educação e Cultura voltado para o público em geral, mas com ênfase nos alunos (jovens e crianças) e professores da Rede Pública de ensino.
Representando a secretária estadual de Cultura, Danielle Barros, a subsecretária Cláudia Viana falou sobre o projeto ressaltando a sua importância. “Conseguimos ver o alcance desse projeto nos municípios do interior do Estado por conta da participação de cada um deles. Além disso é uma ação que prevê e permite boas escolhas na Cultura por conta da relevância que a Cultura tem na nossa sociedade. Essa é uma grande parceria porque temos a certeza de que muitas pessoas serão beneficiadas”, declarou.
Falando em nome dos municípios contemplados, a presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Cristiane Regis, acredita que todos os envolvidos só têm a agradecer por estarem participando do Projeto. “Os investimentos que estão sendo feitos pela Secretaria de Estado na Cultura do interior estão permitindo que a Cultura ganhe formas e revele talentos em todo o Rio de Janeiro. Isso é bom para todos nós, tanto do Poder Público, quanto da sociedade porque a arte é o que nos dá esperança de um mundo melhor”, revelou Cristiane Regis.
Com relação ao projeto, a expectativa é a melhor possível. “Não vejo a hora do Festival Literário aportar em Rio das Ostras porque vai ser ótimo poder apresentar livros impressos para as crianças e jovens nessa época digital em que vivemos. Sem falar que a Cultura e a Educação devem sempre estar lado a lado porque a leitura é uma forma lúdica de fazer as pessoas descobrirem o mundo, principalmente as crianças”, falou a presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura.
Na opinião dos curadores, esse projeto é uma experiência única. “Nesse Projeto, vamos estimular a nossa coragem, ajudando uns aos outros. A ideia principal é levar um mundo de encantamento a crianças e jovens para que eles possam criar argumentos, por meio da literatura, para encarar os desafios da vida”, destacou Flávio Valadares.
PROJETO ENERGIA PARA LER 2024 – O Projeto é um evento cultural e educativo que traz em seu escopo o estabelecimento de uma itinerância que dialogue com as peculiaridades locais dos municípios fluminenses, a fim de promover e estimular a regionalização da produção cultural, com valorização de recursos humanos e conteúdos locais por meio da literatura e das manifestações artísticas.
Nesse caminho, a figura representativa do trato com a literatura, sobretudo nesse momento histórico e social, é a iluminação. O livro que oportuniza a clarividência, que lança luzes sobre os fenômenos sociais e os nomeia, tornando claras as sombras, dando vigor e energia aos enfrentamentos propostos pela atualidade, servindo como um farol luminoso que orienta e conduz. Em posse desses mecanismos é possível engajar-se socialmente, estabelecer situações comunicativas propositivas, elaborar concepções, testar hipóteses dialógicas com seus pares. Imerso nesse conteúdo, os sujeitos sociais, sobretudo jovens e crianças, podem assumir um papel ativo, utilizando-se dos mesmos e de suas significações para conhecer, aprender e, dessa forma, se desenvolver.