Biblioteca Municipal aumenta o acervo de livros

Embora os avanços tecnológicos já façam parte da vida moderna com o advento da internet, o costume da leitura e a procura de livros em bibliotecas continuam em alta. Em Rio das Ostras, os amantes da leitura já podem comemorar porque o acervo de livros da Biblioteca Municipal aumentou. Atualmente o acervo conta com cerca de 47 mil livros dos mais variados gêneros e temas, passando por romances, contos, poesias, literatura, história, filosofia, libras, sociologia, psicologia e empreendedorismo, dentre outros. A Biblioteca Municipal fica na Avenida Amazonas e o horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

A Biblioteca Municipal de Rio das Ostras é um espaço aberto a todas as pessoas e desempenha um papel fundamental no desenvolvimento e na preservação da comunidade ao oferecer uma ampla e diversificada variedade de conhecimento. A unidade também conta com uma área reservada para o público infantil e outra para jovens e adolescentes.

Além de fazer consultas na própria Biblioteca, as pessoas também podem retirar um livro para leitura em casa. Os interessados devem entrar de sócio, fazer um cadastro  e apresentar Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone) e uma foto 3X4. A vantagem de ser sócio é ter acesso a todo acervo da Biblioteca, sem pagar nada, totalmente gratuito, além de poder conhecer grandes obras e autores da literatura nacional e internacional.

É importante ressaltar que uma biblioteca não pode ser vista apenas como um depósito de escritos, mas acima de tudo como um espaço voltado a pesquisas para construção de saberes, ou seja, um espaço em que a sociedade em geral tenha o hábito de frequentar. O papel social das bibliotecas, além da disseminação da informação, é também, a inserção das comunidades em geral ao conhecimento e suas práticas.

Para a bibliotecária responsável pela unidade, Rizia Dias Gidalte, a Biblioteca continua sendo muito importante para a história do Município, mesmo com as novidades digitais existentes na atualidade. “O nosso espaço funciona também como uma memória do passado ao reunir, conservar e dar acesso a materiais relativos à história da Cidade e da própria comunidade. Gostaria de ressaltar que, apesar dos e-books e kindles, o livro impresso ainda mantém o seu encanto”, declarou.

Um grupo de estudantes da Escola Municipal Vereador Pedro Moreira dos Santos, formado pelas alunas Lavínia Paulino, Ana Beatriz, Letícia Marcele e Isadora Brito, estava visitando a Biblioteca pela primeira vez para estudar e fazer um trabalho de Artes. Todas ficaram encantadas com a nova experiência e o contato com os livros e garantiram que voltarão outras vezes para adquirir mais conhecimento.

DOAÇÕES – É importante frisar que a Biblioteca aceita doações de livros, em bom estado de conservação, de todos os gêneros. Somente livros didáticos não são aceitos por conta da metodologia de ensino que pode variar a cada ano.

ANISTIA – Por conta do aniversário de 25 anos da Fundação Rio das Ostras de Cultura, a Campanha “Terminou de ler? Hora de devolver!”, que concede anistia de juros e multas, para os usuários da Biblioteca Municipal que estão atrasados com a entrega de livros na unidade, foi prorrogada para todo ano de 2022, por conta do sucesso da iniciativa.

A entrega pode ser efetuada na própria unidade, durante o horário de funcionamento (de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h) e o leitor vai poder devolver a obra de graça, sem ter que pagar nenhum tipo de multa.