Search

Casa de Cultura recebe exposições de fotografia e poesia visual

A Casa de Cultura Bento Costa Jr apresenta, a partir das 18h desta terça, dia 8, até o dia 30 de novembro, duas exposições de artistas distintos, mas com temáticas ligadas a imagens. Na Galeria 1, o público vai poder apreciar a exposição “POESI3”, de Gerson Dudus. Na Galeria 2, está em cartaz a mostra “Visualizar”, com fotografias feita por alunos dos Cursos Livres ministrados na unidade pelo professor Alexandre Araújo. As duas mostras ficam até 30 de novembro.

A exposição “POESI3” é uma seleção de poemas visuais dos últimos 20 anos de produção artística de Gerson Dudus, em que ele apresenta suas claras influências e referências a poetas contemporâneos como Augusto de Campos, eecummings, Arnaldo Antunes, Omar Khoury, entre outros. São artistas que, de algumas formas, fizeram experiências com a linguagem, promovendo encontros das Artes Visuais com a Poesia.

De acordo com o artista, a mestiçagem que habita o corpo do poeta foi acionada para criar poemas visuais nos quais certos temas também figuram na poesia escrita do autor: o amor, o erotismo, a vida urbana, a pandemia. A arte Verde e Amarela (poesia) é a principal da exposição. 
Já a intenção da mostra “Visualizar”, é apresentar as mais diferentes formas de olhar o entorno por um registro fotográfico. Demonstrar o que não é facilmente perceptível, ou até mesmo, formas diferentes de observar o que é mais “comum”.

Segundo o fotógrafo e professor Alexandre Araújo, o termo visualização é referente a todo processo mental de criação de uma imagem e um dos mais importantes conceitos da fotografia. “Ele inclui a habilidade de antecipar uma imagem antes do registro da mesma. No processo criativo, isso pode ser aprendido, encorajado e praticado, porém o domínio da visão e o olhar é completamente pessoal. Essa mostra dos alunos de fotografia do ano de 2022 descreve com a prática da visualização, o que foi ensinado a cada um deles”, declarou.

SERVIÇO

Exposições “POESI3” e “Visualizar”

Casa de Cultura Bento Costa Jr

Endereço: Rua Bento Csta Jr, 70 – Centro.

Abertura: terça, dia 8, às 18h.

Horário de visitação: segunda a sexta, das 9h às 17h30 e sábado das 13h às 17h30

Compartilhe essa notícia:

Veja também...