Fundação de Cultura promove palestra sobre consciência negra em Rocha Leão

No mês da consciência negra, a Fundação Rio das Ostras de Cultura, por meio do Empório da Estação, promove, nesta quinta, dia 10, duas palestras sobre o tema em escolas na localidade de Rocha Leão, com o escritor e professor de história Cláudio Roberto Galvão. O evento, que também servirá para o lançamento do livro “Adolf Von Kraus – Nazista Negro”, é aberto a toda comunidade.

O primeiro encontro acontece na parte da manhã, a partir das 9h, na Escola Estadual de Rocha Leão. No turno da tarde, a palestra é na Escola Municipal Rocha Leão, a partir das 14h.

A temática do livro e da palestra é sobre o preconceito e as injustiças produzidas pela barbárie da cegueira da ignorância.

A história do livro fala sobre o jovem negro Adolf Kraus, um médico infectologista, filho de um alemão nazista e desertor refugiado no Brasil, com uma carioca negra, pianista, sambista e vendedora de cocadas. Após ser nomeado diretor geral da Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária da Barra de São João e, diante de uma epidemia de febre amarela, ele determina obrigatória a vacinação em todas as pessoas e animais da cidade, desagradando principalmente os ricos criadores de gado. Por ser negro, filho de um alemão e ter uma suástica tatuada em seu braço, feita na adolescência pelo seu pai, ele é acusado de ser também um nazista, o que o obriga a se impor e a reagir diante da injúria e ofensa sofrida. A história se desenvolve no Distrito de Barra de São João, em Casimiro de Abreu.

O professor e escritor Claudio Roberto Galvão nasceu em São Gonçalo (RJ) e desde garoto sempre foi afeito à leitura. Assim que aprendeu a ler, lia tudo que via pela frente, desde gibis, revistas, artigos de jornais e até outdoors, quando passeava pelo Cento da Cidade. Dentre suas obras estão também: “Lepeliê: o Corcunda do Farol”, “Eudine, a Condessa da Barra” e “O Ri Minguinho e o Poeta no Reino das Flores”

SERVIÇO

*PALESTRA SOBRE CONSCIÊNCIA NEGRA E LANÇAMENTO DO LIVRO ADOLF VON KRAUS – NAZISTA NEGRO *

*Quinta – dia 10/11*