Centro de Formação Artística da Fundação de Cultura conta com Grêmio Estudantil

Alunos dos cursos Básico e Técnico do Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro estão mais unidos do que nunca em prol do bem comum de todos. Há cerca de dois meses, foi criado o Grêmio Estudantil Ondas da Arte, eleito de maneira democrática em assembleia geral feita pelos próprios alunos.

De acordo com a presidente do Grêmio, Thaís Manhães, aluna do primeiro ano do Curso Técnico de Teatro, o objetivo principal da criação do Grêmio foi a necessidade de unir os cursos. “Embora sejamos uma única escola, existe uma divisão muito considerável entre os técnicos de dança, música e teatro e há um entendimento de arte como um todo. Sentimos a necessidade dessa aproximação. Partindo disso, percebemos que muitas das necessidades são comuns a todos e que juntos podemos alcançar muitas coisas, tanto melhorias, quanto projetos, visibilidade e trabalhos”, explicou Thaís, acrescentando que o Grêmio é uma ponte entre os alunos de todos os cursos e o corpo docente.

De acordo com a presidente, nesses dois meses de atuação, após ouvir os estudantes, o grêmio já detectou algumas necessidades. “Um dos apontamentos mais urgentes são a necessidade de um bicicletário maior, a iluminação da fachada e uma patrulha na porta, já que somos uma escola. Sendo assim, o Grêmio lavrou ofícios e encaminhou as reivindicações às áreas competentes”, declarou Thaís.

Atualmente, o Grêmio já conseguiu promover encontros e eventos culturais. “Recentemente promovemos a Sexta-Feira Amarela onde profissionais de diversas áreas de terapia doaram seu tempo e trabalho para os alunos e visitantes, por um dia inteiro, além de roda de conversas. Também já estamos nos organizando para promover, em novembro, a Semana da Consciência Negra, que contará também com contação de histórias, rodas de conversa, palestras e exposição”, informou a presidente Thaís.

Para a diretora do Centro de Formação artística, Fabiana Nagib, a criação do Grêmio da Onda é um sonho realizado. “Há anos os estudantes vêm manifestando o desejo de se organizar para a Formação desse Grupo. Esse ano finalmente conseguimos tirar a ideia da cabeça e torná-la realidade. Como diretora, tenho buscado fazer uma gestão democrática e compartilhada, tornando esse espaço acessível para todos e todas. Por meio do Grêmio, os estudantes ganham voz e conseguem compartilhar com a Direção as necessidades do corpo discente, muitas vezes não percebida. Sem contar que é uma forma legítima de exercer a participação democrática na sociedade, além de desenvolver o espírito de liderança e responsabilidade entre os estudantes”, contou Fabiana.

A diretoria do Grêmio Estudantil Ondas da Arte é formada por:

Thaís Manhães da Silva – Presidente (técnico de Teatro 1° ano)

Karl Marx Lobo- Vice-presidente (técnico de Teatro 2° ano)

Maralys de Souza Santos – Secretaria Geral (Preparatório de Teatro)

Weslley Guimarães – Tesoureiro Geral (técnico de Teatro 1° ano)

Anna Luiza de Salles Camacho – Primeira Secretária (técnico de Música)

Edson do Nascimento Arend- Primeiro Tesoureiro (técnico de Música)

Brendon Willians Santos Souza – Diretor Social (técnico de Dança 2° ano)

Luana Corrêa de Souza Vieira – Diretora de Imprensa (técnico de Teatro 1° ano)

Marina Morena Guimarães Mattos Souto- Diretora de Cultura (técnico de Teatro 1° ano)