Equipe da deputada Adriana Balthazar se reúne com a presidente da Fundação de Cultura

Assunto foi relacionado a emenda parlamentar para reforma e ampliação do Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba

A presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Cristiane Regis, recebeu na manhã desta quinta-feira, dia 17, na sede administrativa, a equipe de gabinete da deputada estadual Adriana Balthazar, formada pelos assessores Rafael Silva Oliveira e Gláucia Lucia Paes Leme, para uma visita técnica de reconhecimento e avaliação do Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba, visando à indicação de emenda parlamentar, já aprovada, que será destinada à unidade.

Na reunião foram discutidas questões referentes à importância turística e cultural do Museu para o Estado como um todo. “A deputada Adriana Balthazar acredita que há a necessidade de se articular todo um engajamento junto à sociedade civil e a iniciativa privada sobre a importância dos pontos turísticos e culturais dos Municípios do Interior para valorização, fortalecimento e crescimento de todo o Estado do Rio. Então, por orientação dela, viemos fazer uma avaliação dessa importante unidade cultural. Mesmo as emendas não sendo impositivas, acreditamos que a verba vai sair por conta da consistência”, explicou Rafael, o assessor da deputada.

Para a presidente da Fundação, a visita da equipe da deputada mostra o comprometimento da parlamentar com a Cultura e o Turismo do interior do Estado. “O primeiro passo, que foi a aprovação da indicação da emenda, já foi dado. Confiamos no trabalho e no esforço que está sendo feito para que consigamos ampliar o trabalho que já fazemos de contar a história da nossa Cidade, que possui o único Museu in situ do país, que é um patrimônio histórico-cultural brasileiro”, declarou.

A reunião também contou com a presença de Marco Antônio Navega, presidente do Conselho de Turismo da Região Costa do Sol (Condetur); e de Carla Ennes e Bethe Barreto, representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

PRIMEIRA VISITA – Em sua primeira visita a Rio das Ostras, a deputada conheceu o Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba e visitou outras unidades como o Empório da Estação e o Centro Ferroviário de Cultura, em Rocha Leão. “O trabalho que estamos desenvolvendo na Assembleia visa também uma divulgação maior do interior do Estado de uma forma conjunta, para mostrar a importância do Rio de Janeiro como um todo. É importante ressaltar sempre que a Cultura e o Turismo atraem muitos e são responsáveis por grande parte da receita das cidades. Esses setores geram renda e movimentam a economia o ano todo”, falou na época.

MUSEU DE SÍTIO ARQUEOLÓGICO SAMBAQUI DA TARIOBA – Inaugurado em 1999, o Museu é aberto à visitação pública com exposição permanente de peças catalogadas por época, origem e denominação pelo Instituto de Arqueologia Brasileira-IAB, em reconstituição da pré-história da região.

Para que o público possa conhecer a história contada pelo depósito do Sambaqui, foi feita uma escavação linear, assim os objetos, esqueletos e conchas, dentre outros, podem ser observados em camadas ao longo das escavações através de uma passarela construída. Isto permite que o visitante acompanhe visualmente a sequência de camadas conservadas deste sítio. O espaço incentiva a prática de atividades educativo-culturais direcionada às escolas e atrai turistas curiosos em conhecer um pouco mais sobre a organização social e a cultura material do homem pré-histórico brasileiro.

A reunião aconteceu na sede administrativa da Fundação