Equipe da Froc se reúne com escritores selecionados nos editais literários

O primeiro encontro entre os escritores selecionados nos editais literários e a equipe da Fundação Rio das Ostras aconteceu nesta quarta-feira, dia 6, por meio virtual, e serviu para esclarecer dúvidas e apresentar sugestões relativas às publicações. A reunião contou com a participação das servidoras Mariana Gomes e Renata Cabral e da grande maioria dos escritores contemplados.

Além de informar detalhes técnicos referentes da publicação das obras referentes à padronização, durante a reunião algumas questões já foram definidas, como a de que cada autor terá apenas um livro publicado. “Tivemos escritores que inscreveram mais de uma obra e, em alguns casos, de gêneros diferentes. Para evitar que uma pessoa tivesse mais de um livro publicado e a outra não tivesse nenhum, definimos que seria um por escritor, que poderá escolher, dentre os selecionados, qual será publicado”, explicou Mariana Gomes.

Na opinião de Renata Cabral, foi gratificante ver o número de escritores riostrenses interessados no Edital. “A grande quantidade de escritores inscritos foi uma surpresa super positiva. O Programa Municipal de Fomento e Incentivo à Cultura tem esse papel de identificar as demandas e trabalhar no caminho de supri-las”, declarou.

Para a escritora Kamilla Siciliano, que também é servidora pública, a iniciativa da Fundação foi uma oportunidade incrível para contemplar autores da cidade, além de valorizar também os servidores públicos. “A chamada pública foi uma iniciativa inédita que publicará mais de trinta livros! Assim como a permissão para os servidores públicos participarem. É a primeira vez na história da cidade que uma gestão da Fundação Cultural tem esse olhar, essa preocupação em fomentar a cultura realmente para todos. Estão mais uma vez de parabéns. Só prova o quanto todos os profissionais da atual gestão cultural são altamente capacitados. Que venham muitos editais e chamadas públicas!”, afirmou Kamilla.

Segundo Andrea Guesse, o Edital foi uma excelente oportunidade para os autores independentes do município. “Como autora independente e ilustradora de livros infantis, já lancei dois livros e conheço toda a dificuldade em publicar e produzir sozinha todas as etapas de um livro infantil. Quando soube da Chamada Pública, tive que ler duas vezes a notícia para acreditar nesta oportunidade! Em meio a uma pandemia, com tantas notícias ruins, ter a chance de participar e ser contemplada com todo apoio e carinho da Fundação de Cultura de Rio das Ostras para lançar mais um livro infantil e ser capaz de levar alegria e cultura para crianças, é de uma honra e alegria intensa”, contou.

A Fundação de Cultura já iniciou o processo de licitação para contratar a Editora que ficará responsável pela publicação dos livros.