Eventos culturais marcam o mês de julho

Julho é o mês de recesso escolar e, pensando nisso, a Fundação Rio das Ostras de Cultura, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, está promovendo diversos eventos culturais na Cidade para agradar e entreter moradores e visitantes que estejam curtindo Rio das Ostras neste período.

Além das atrações semanais dos Projetos “Soul da Casa”, “No Quintal”, “Tardinha no Empório” e “Ocupa Concha”, Rio das Ostras vai contar com dois grandes “Arraiás”, sendo um em Cantagalo, nos dias 15 e 16; e o Cultural no Centro, nos dias 16 e 17; o Festival Sesc de Inverno, nos dias 23 e 24; e o OstraFolia, um carnaval fora de época, nos dias 29, 30 e 31.

Dentre as atrações culturais do “No Quintal” e “Ocupa Concha”, por exemplo, estão atividades como contação de histórias, oficinas de artesanato, arte circense e música. No Empório da Estação, em Rocha Leão, a exposição dos trabalhos dos artesãos continua acontecendo todos os sábados, a partir das 14h, com peças únicas e diferenciadas. O Soul da Casa, que realizado toda quinta, a partir das 20h, no Teatro Popular, vai apresentar shows de Cida Garcia, Jac Esteves e uma edição com os amigos do Projeto.

Para conferir a programação dos eventos, acompanhe sempre os canais oficiais e as redes sociais e os sites da Fundação Rio das Ostras de Cultura (www.fundacaoriodasostrasdecultura.rj.gov.br) e da Prefeitura de Rio das Ostras (www.riodasostras.rj.gov.br).

FESTAS JUNINAS – Os dois “Arraiás” prometem muita diversão, comidas típicas, barraquinhas, brincadeiras e shows. Em Cantagalo, a festa será realizada no Espaço Sócioambiental  Pau Brasil e vai contar com shows de Forró Du Capim, Anthony Féliz, Bira Bello, Florroseiras e Josiel Maia. No Centro, a animação do Arraiá Cultural será a mesma e a festa acontece na Rua Rego Barros, no calçadão em frente ao shopping de madeira. Os shows serão de Kátia Teixeira e Trio, Rafael Spiyz e Josiel Maia.

FESTIVAL SESC DE INVERNO – Em parceria com o Sesc RJ, Rio das Ostras é um dos municípios do interior do Estado que vai receber edição deste ano do Festival Sesc de Inverno, que chega a sua 20ª Edição, sendo considerado como um dos maiores eventos culturais multilinguagens do Brasil.

O Festival, que atua como um dos principais formadores de público do país e impulsiona a troca de experiências e a circulação de artistas e ideias no Estado do Rio, mantém a gratuidade dos eventos e vem democratizando o acesso ao bem cultural, e contribui para o incremento do turismo local, a geração de renda e fomento da economia local. Em Rio das Ostras se apresentam a Banda Melim, no dia 23, e Lenine no dia 24.

OSTRAFOLIA – O OstraFolia vai ser uma atração à parte para atender uma Emenda Impositiva do Poder Legislativo. Durante três dias, o samba vai rolar solto na área de eventos de Costazul. Os blocos cadastrados na Secretaria de Turismo contarão com um espaço próprio para comercialização de produtos, visando arrecadar recursos para o Carnaval do próximo ano. Além dos blocos que farão apresentações, o carnaval fora de época vai contar com shows e Samba da Madeira, Cida Garcia, Thiago Yoo e Orquestra Sambaqui.

No evento também está previsto um concurso de fantasia e o lançamento do Edital Froc Marchinha, que será em homenagem ao centenário de Dona Ivone Lara.