Orquestra Sambaqui e concurso de fantasia fecham o Ostra Folia 2022

Para encerrar a edição 2022 do Ostra Folia, a Fundação Rio das Ostras de Cultura vai apresentar uma programação que tem tudo para agradar os foliões riostrenses na área de eventos de Costazul, a partir das 16h. Além dos Blocos Carnavalescos da Cidade que irão se apresentar uma prévia para o Carnaval de 2023, estão previstos um concurso de fantasia, uma super matinê com a Orquestra Sambaqui e o lançamento do Edital para o Concurso Froc Marchinhas.

Formada por músicos da Cidade, a Orquestra Sambaqui vai animar a tarde de domingo, dia 31, no Ostra Folia, com um repertório de marchinhas que promete empolgar a todos que gostam da Festa de Momo. A Orquestra é composta por Luiz Felipe Oliveira (Sax Tenor), Dalton Freire (Sax Alto), Helinho Rodrigues (Trombone), Leandro Marcio (Trompete), Diogo Spadaro (Baixo), Rodolpho Mendes (Guitarra), Jefferson Ferreira (Violão), Aloisio Barbosa (Cavaquinho), Rodrigo Zago (Bateria), Cássio Acioli (Percussão), Lu Oliveira (Voz), Carlinhos Ribas (Voz) e Cláudia Falcão (Voz).

O Concurso de Fantasia tem como objetivo estimular os processos de criação, produção, difusão, pesquisa e fruição das expressões artísticas e culturais; além de incitar o desenvolvimento de processos criativos e de pensamento que resultem em produtos artístico-culturais

A avaliação das fantasias acontecerá no palco montado em quatro momentos e os candidatos que estiverem concorrendo deverão se identificar junto a produção até as 16h e permanecer fantasiados até o momento da divulgação dos vencedores, que ocorrerá aproximadamente às 20h.  O corpo de jurados, formado por Ana Rosaura, professora de arte da Rede Municipal de Educação; Raphael Lemos, artista carioca; e Adilson Lopes, formado em artes cênicas; irá avaliar critérios como originalidade, criatividade, acabamento, apresentação, animação e torcida. Serão premiados os três primeiros colocados nas categorias infantil, infanto-juvenil e adulto.

Os interessados em participar do Concurso têm até sábado, dia 30, para fazer sua inscrição no sitewww.fundacaoriodasostrasdecultura.rj.gov.br . Mais informações estão disponíveis no regulamento que está disponibilizado na Ed 1473 do Jornal Oficial de 22 de julho de 2022.

Aproveitando a folia, a Fundação de Cultura também efetuar o lançamento da quarta edição do Concurso Froc Marchinhas, visando o Carnaval 2023. Dessa vez, o lema será “Nasci para Sonhar e Cantar”, celebrando o centenário da eterna rainha do samba, Dona Ivone Lara. A ideia desse lançamento é fazer com que os compositores riostrenses já comecem a aguçar a criatividade para compor suas marchinhas.