Search

Parceria entre Poder Público e iniciativa privada garante revitalização da Praça do Trem

Rocha Leão ganhou um presente por conta da parceria entre Governo do Estado, Município de Rio das Ostras e Enel Distribuição Rio: a revitalização da Praça do Trem. O local recebeu novas cores e mobiliários acessíveis, artísticos e temáticos que remetem ao universo ferroviário, criado pelo multiartista Narcelio Grud. O projeto de urbanismo tático Rua Walls, um dos correalizadores do LAB Cidades Criativas junto da produtora Quitanda Soluções Criativas, também conta com uma estação de leitura para estimular a prática no local.

Dentre o mobiliário instalado estão um telefone sem fio com três tipos de afinação, por conta das formas da peça (círculo, quadrado e retângulo); um poste com elementos sonoros que remetem aos sinos de uma locomotiva e também uma roda que proporciona uma ilusão de ótica para dar impressão de algo em movimento.

Outros destaques da regeneração da praça são o circuito infantil e o circuito para práticas esportivas, com pinturas personalizadas e lúdicas no chão do espaço. No playground infantil foram instaladas torres com passarela interligada, escorrega, tobogã, balanço e uma pequena parede de escalada.

Além da restauração da Praça do Trem, o LAB Cidades Criativas realizou intervenções formativas, como uma oficina de grafite. Ministrada pelo artista contemporâneo e produtor cultural Leandro Ice, a oficina teve como público-alvo os estudantes que estavam de férias na cidade. Todas essas ações convergem com o programa Colorindo com Energia, que vai entregou uma pintura artística do muro da subestação da Enel em Rocha Leão e também uma programação com oficinas de desenho nas escolas do Município.

Leandro Ice também foi responsável pela arte na Subestação ELagos, concebida com 17 cores que remetem aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Com o objetivo de gerar nas pessoas que passam por ali um autoquestionamento em relação à sustentabilidade, o artista pintou a frase “E você, é sustentável?”.

O LAB Cidades Criativas é uma realização da Quitanda Soluções Criativas e do Instituto BR e correalização do Rua Walls, com patrocínio da Enel e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, produção executiva da Cinco Elementos Produções, consultoria executiva da Marco Zero e apoio institucional da Prefeitura de Rio das Ostras e da Fundação Rio das Ostras de Cultura, que forneceu a estrutura necessária para o trabalho dos artistas.

Compartilhe essa notícia:

Veja também...