Search

Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral. Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

Peça “Carukango” representa o interior do Rio na 24ª edição do Festival Satyrianas

A arte de Rio das Ostras mais uma vez foi destaque nos palcos brasileiros. A peça “Carukango”, do Núcleo de Experimentos Cênicos, companhia da Cidade, foi o único espetáculo do interior do Estado do Rio de Janeiro a participar da 24ª edição do Festival Satyrianas, realizada entre os dias 12 e 15 de outubro.

Idealizado e produzido pela Cia de Teatro Os Satyros, o Festival Satyrianas é um dos maiores e mais completos da América Latina e contou com 86 horas ininterruptas de programação em doze locais da cidade de São Paulo (entre eles, Espaço dos Satyros, Cine Satyros Bijou, SP Escola de Teatro, Parlapatões, Presidenta, Galeria Olido, Teatro de Garagem, Gambiarra, Parque Augusta, Cia Ator, Teatro Oficina, Tenda na Praça Roosevelt e no canal no YouTube dos Satyros).

O Festival teve mais de 400 atrações, todas de graça ou no esquema “pague quanto puder”. “Carukango” foi exibido no Canal do YouTube dos Satyros, no dia 14 de outubro.

Essa edição das Satyrianas teve como tema “Re_existir no Zé-Fênix”, em tributo a Zé Celso Martinez Corrêa, lenda do teatro brasileiro que faleceu em 6 de julho deste ano.

CARUKANGO é um espetáculo teatral com dramaturgia resultante das investigações feitas por meio do candomblé ketu-Nagô, cantos vissungos, capoeira e diversas outras manifestações populares, tendo como estrutura dramatúrgica textual a biografia de Carukango, um líder quilombola que foi exemplo de resistência contra a escravidão negra na serra de Macaé-RJ. 

Esse espetáculo dá visibilidade e protagonismo ao artista negro e às manifestações afro-brasileiras na cena teatral, não como plano de fundo, mas sim como matéria de pesquisa e elemento formador.

Compartilhe essa notícia:

Veja também...