Programação cultural da Froc para aniversário de Rio das Ostras tem várias atrações no final de semana

O aniversário é de Rio das Ostras, mas quem ganha o presente é a população. A programação cultural do final de semana que a Fundação Rio das Ostras de Cultura (Froc) preparou promete agradar a todas as pessoas que gostam de arte de uma forma geral.

No sábado, dia 9, será realizado uma edição especial do Projeto Soul da Casa na área de eventos de Costazul, no Camping, com a participação de 12 artistas da Cidade fazendo um super show. Andrea Luquetti, Bruno Pirozi, Cida Garcia, Cleice Gonçalves, Darling Mendonça, Felipe Senna, Jac Esteves, Luca Sodré, Márcia Costa, Neila de Lucena, Thiago Barroso e Yulle Leite são os artistas selecionados para a apresentação. Cada um deles irá cantar três músicas populares, acompanhados por uma banda base, formada por Anderson Santos (percussão), Diego Freitas (bateria), Eduardo Bruno (sax), Kael (guitarra), Maurício Libardi (piano) e Junior Muniz (baixo); nas execuções das canções.

No repertório do show, clássicos como “Descobridor dos Sete Mares”, “Meia Lua Inteira”, “Não Deixe o Samba Morrer”, “É Hoje”; e muitos outros sucessos da Música Popular Brasileira.

No domingo, dia 10, a festa será na Casa de Cultura com a realização do Projeto “No Quintal” especial de aniversário. As atividades começam às 12h e o público vai poder assistir, nas dependências da Casa de Cultura Bento Costa Jr, a exposição de fotos “Ponto de Partida – Fotografia & Cicloturismo, no mesmo Caminho”, do fotógrafo, cineasta e professor Flávio Ferreira; exposição de trabalhos de vários artesãos riostrenses, ações de Barteliê e uma performance do artista visual Rond Ézer mostrando que a arte transcende a deficiência, além de artistas plásticos que também irão promover ações em suas áreas.

A partir das 19h, na Concha Acústica, levando em conta que abril é o mês da conscientização mundial sobre o Transtorno do Especto Autista (TEA), será encenado o espetáculo infantil “O Pequeno Grande Príncipe – uma Aventura ao Planeta Eu”.

Essa é história de João, um príncipe que se sente solitário, mas seus pensamentos vão longe! Ele decide procurar, com sua amiga lagarta, o que tem de especial neles. Nessa busca, ele descobre o quanto todos nós  somos parecidos e diferentes ao mesmo tempo. Com números musicais, coreografias e muito humor, o pequeno grande príncipe é um espetáculo para  toda a família. Uma viagem que apresentará ao público o universo dos autistas, mostrando um pouco dos gestos, cores e falas, com o propósito humanizar e normalizar essa diferença que a sociedade estabelece com relação à pessoa com TEA.