Programação dos vídeos das contrapartidas da Lei Aldir Blanc terá como tema o samba

A Fundação Rio das Ostras de Cultura informa que a semana de 4 a 10 de outubro promete agradar a quem gosta de samba. A programação dos vídeos produzidos como contrapartida da Lei Aldir Blanc vai mostrar aulas de como tocar instrumentos de percussão, que são comuns nas baterias dos blocos carnavalescos e escolas de samba.

Todos os vídeos serão ministrados por integrantes do Bloco Carnavalesco Blocana de Rio das Ostras. No primeiro vídeo da semana, na segunda, dia 4, a aula vai abordar o Repique, um tambor pequeno com peles em ambos os lados, tocado com uma baqueta em uma das mãos enquanto a outra mão toca diretamente sobre a pele.

Na quarta, dia 6, é a vez da Caixa, um instrumento que conta com duas peles distendidas, da família do tambor percutido, composto por: um corpo cilíndrico de pequena seção; com duas peles de alta sensibilidade a batida, fixadas por meio de aros metálicos, e; esteira de metal constituída por pequenas molas , em contato com a pele inferior, que vibra após a pele superior ser percutida, produzindo um som característico.

Na sexta, dia 8, a aula vai apresentar o Tamborim, um instrumento de percussão, constituído de uma membrana esticada, em uma de suas extremidades, sobre uma armação, sem caixa de ressonância, normalmente confeccionada em metal, acrílico ou PVC.

Na última oficina, no domingo, dia 10, o instrumento escolhido é o Chocalho, nome genérico para vários instrumentos musicais, mais precisamente idiofones de agitamento, que consistem num recipiente oco que contém pequenos objetos no seu interior. O som é produzido agitando o instrumento, de modo que os objetos no seu interior se choquem com as paredes internas.

É importante lembrar que as apresentações são reproduzidas às segundas, quartas, sextas e aos domingos, a partir das 10h, na página da Fundação Rio das Ostras de Cultura no Facebook ().