Projeto Sócio Cultural Brilho Negro faz homenagem a Zumbi dos Palmares

Evento vai contar com maculelê, samba, capoeira, oficinas, gafieira e roda de conversa

No próximo sábado, dia 20, Dia da Consciência Negra, o Projeto Sociocultural Brilho Negro, contemplado no Prêmio Nego Dé, através da Lei Aldir Blanc, faz uma homenagem a Zumbi dos Palmares com o objetivo de valorizar e apresentar um pouco das culturas de Matrizes Africanas, em um evento na Casa de Cultura Bento Costa Jr, a partir das 9h30, que vai contar com maculelê, samba, capoeira, oficinas, gafieira e roda de conversa. Ainda por conta da pandemia, as vagas são limitadas e os interessados devem se inscrever pelo telefone (22) 2764-1768.

A programação começa com um vídeo da cantora e rapper mineira Tâmara Franklin que, além de ser a madrinha do projeto, apresenta um show vigorante mostrando a arte da cultura negra e parte da realidade da comunidade afro.

Em seguida será realizada uma roda de conversa sobre ancestralidade, literatura e feminismo com Cláudia Falcão; mitologia africana com Cristiane Greik; e história do samba, com Samara Barbosa. Na parte da manhã, ainda será possível participar de uma oficina de turbantes, com Cláudia Faiet; de repinique, com ritmistas do Bloco do Torresmo.

A programação da tarde começa com apresentação de Maculelê com o Mestre Pitu; do Bloco Acadêmicos de Costa Azul; e da passista Samara Barbosa. O Grupo Doulos promove também uma oficina e uma roda de capoeira. O encerrando do evento será com gafieira e samba com Alleff Rocha e convidados. “O Projeto Sociocultural Brilho Negro vem com a intenção de fazer com que a população conheça e entenda mais sobre a Cultura Negra no Brasil, valorizando e respeitando essa Cultura que foi trazida por nossos irmãos africanos e que se perpetuam até hoje. Acreditamos que o conhecimento e vivência de nossa Cultura derruba preconceitos, por isso estamos engajados para que o Projeto seja um sucesso e que o público curta cada momento e cada apresentação da nossa programação. Torço para que esse Projeto seja um divisor de águas na vida quem participar”, declarou Alleff.

Durante o evento, o público também vai poder conhecer os trabalhos da “Artes da Nega Preta”; “Ilê Asé Olodo Erinlé”; “Brisando Artes”; “Bloco da Barata”; “Casa de Crioulo” e “Dinana Licores Artesanais” que estarão em exposição na Casa de Cultura.

O Projeto Sociocultural Brilho Negro conta com apoio da UNIP e do Bloco da Barata

DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA – No Brasil, esse dia é celebrado em 20 de novembro. Foi criado em 2003 e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de  Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista. Esse dia também é considerado importante no reconhecimento dos descendentes africanos e da construção da sociedade brasileira. A data, dentre outras coisas, suscita questões sobre racismo, discriminação, igualdade social, inclusão de negros na sociedade e a cultura afro-brasileira, assim como a promoção de fóruns, debates e outras atividades que valorizam a cultura africana.