Rio das Ostras é o único representante da Região dos Lagos em festival estadual de teatro

A Arte de Rio das Ostras se destaca mais uma vez no Estado do Rio de Janeiro. A Cia Aruten de Teatro é a única da Região dos Lagos selecionada para participar do 1º Festival de Teatro de Saquarema, que começa no próximo dia 7 de janeiro, no Teatro Municipal Mário Lago, em Saquarema.

Esse Festival, que tem o intuito de fortalecer o vínculo entre a capital e o interior do Estado, foi contemplado pelo Edital Retomada Cultural RJ 2, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.

Contando com o apoio da Fundação de Cultura, a Cia Aruten de Teatro escolheu o espetáculo “Decameron – A Comédia do Sexo” para representar Rio das Ostras no Festival, que vai contar com a participação de mais sete companhias. A apresentação no Festival será dia 21 de janeiro, a partir das 20h.

A peça, que celebra 10 anos em cartaz em 2023, apresenta dois contos ou novelas, selecionados do romance Decameron, do escritor franco-italiano Giovanni Boccaccio (1313/1375). O romance é composto por cem histórias que abrangem as mais peculiares paixões e comportamentos humanos, onde os “clamores da carne”, a infidelidade conjugal e as trapaças sexuais são os temas recorrentes. A obra tem a propriedade de revelar, em cada conto, que o proibido e o pecaminoso, altamente vigiados pelas autoridades eclesiásticas do final da Idade Média, concretizavam-se em práticas habituais no dia a dia das pessoas comuns, do clero e da nobreza.

Para o ator e um dos fundadores da Cia, Adilson Lopes, a expectativa é a melhor possível. “Vai fazer dez anos que apresentamos o espetáculo e nossa expectativa é principalmente divulgar nosso trabalho, divulgar nossa Cidade que valoriza a cultura e trocar experiência com outros artistas, além, claro, de ganhar prêmio, pois o público gosta muito do nosso trabalho”, declarou Adilson.

É importante ressaltar que grande parte do elenco estudou no Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro de Rio das Ostras. “Eu, Rennan, Marina, Verônica e Eliane passamos pela Onda. A única que não estudo lá foi a Armindha, que veio formada do Rio de Janeiro”, contou Adilson.

PEÇA – O espetáculo “Decameron – A Comédia do Sexo”, apresenta uma Trupe de Ciganos que, na Itália do Século XIV, vai de vilarejo em vilarejo, fugindo da peste negra que assolou o país na década de 40, divertindo o público com histórias de amor e sexo, mostrando todas as artimanhas do adultério, numa linguagem farsesca, levando um pouco diversão aos habitantes das localidades, tão castigados pela fome, pelo cansaço, pela peste. Esse espetáculo conta duas divertidas histórias.

Toda a tristeza, doença e pobreza, que cercam o cotidiano desses artistas, não diminui o seu amor pela arte e o prazer nas apresentações em cada lugar que acampam. É a vida que se renova. E através dessa arte cênica os cinco peregrinos conseguem, com muito humor, provocar gargalhadas, ou pelo menos, aflorar um riso nos espectadores que ali vão assistir às apresentações. E no final lá se vão, na carroça, em busca de um novo vilarejo, uma nova plateia.

SERVIÇO

“DECAMERON – A COMÉDIA DO SEXO”

Dia: 21 de janeiro

Local: Teatro Municipal Mário Lago

Endereço: Avenida Cel. Madureira, 77 / Centro – Saquarema

Horário: 20h

Duração: 75 minutos

Classificação 16 anos

FICHA TÉCNICA:

Autor: Giovanni Boccaccio

Direção: Vivaldo Franco

Elenco: Adilson Lopes, Armindha Freire, Eliane Soares, Rennan Magalhães, Verônica Arêas e Marina Petersen

Figurinos, Adereços e Cenário: Lúcia Reis

Iluminação: Carlos Ribeiro

Compartilhe essa notícia:

Veja também...

Cadastro realizado com sucesso

Cadastro realizado com sucesso