Rio das Ostras recebe a Folia de Reis neste sábado

Fundação de Cultura promove a festa com o grupo Estrela do Oriente

Uma das tradicionais festas da Cultura popular está mantida em Rio das Ostras e acontece neste sábado, dia 6. A Fundação de Cultura promove, a partir das 18h, a apresentação do grupo “Folia de Reis Estrela do Oriente – Macaé RJ”. A concentração acontece na Avenida Amazonas, em frente à Biblioteca Municipal Professora Íris Galvão.

O cortejo, que remete à jornada dos três Reis Magos Belchior, Gaspar e Baltazar na visita ao Menino Jesus, vai seguir pela Avenida Amazonas em direção à Casa de Cultura Bento Costa Jr. O percurso segue pela Rodovia Amaral Peixoto, para na Praça José Pereira Câmara e segue até o seu destino, pela orla do Centro.

Com seus integrantes voluntários, a “Folia de Reis Estrela do Oriente – Macaé RJ” não tem fins lucrativos e vive de doações de amigos para sobreviver. Com sua sede própria, tem um trabalho de resgate cultural e aula musicais para crianças residentes na comunidade que aprendem instrumentos musicais percussivos e confecção de todo material (uniforme e adereços), contando hoje com a participação de 13 crianças e um total aproximado de 42 integrantes.

FOLIA DE REIS – A Folia dos Reis é uma celebração de origem espanhola e portuguesa. Há estudiosos que defendem que a celebração tenha chegado ao Brasil ainda durante o período de colonização. Dessa forma, a Folia dos Reis pode ter sido usada como forma de catequização dos povos indígenas.

No Brasil, a Folia é uma festa e tradição popular católica muito celebrada em alguns estados como Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Ceará e São Paulo. Também conhecida como Reisado ou Festa de Santos Reis, a festa relembra a visita dos reis magos ao menino Jesus. De acordo com a bíblia, após seu nascimento, Jesus recebeu a visita de três reis magos: Gaspar, Melchior (ou Belchior) e Baltazar. Na visita, cada rei trouxe um presente — ouro, que representava beleza; incenso, para divindade e fé; e mirra, para a imortalidade. A festividade engloba músicas, orações, danças, roupas, acessórios e muitas comidas típicas em toda a sua realização.

O grupo de Reisado é formado por um embaixador, contramestre, palhaços, alferes, foliões e os três reis magos. É comum que eles desfilem pelas ruas e visitem as casas daqueles que desejam receber a visita do grupo. Na celebração, há músicas típicas, danças e bençãos.

Cada grupo possui sua própria bandeira, que é levada durante toda a festa. Em alguns locais, é comum demonstrar respeito pela bandeira, beijando e tocando-a. Quando os foliões entram nas casas, aquele com a bandeira a leva a todos os cômodos, simbolizando as bênçãos para o recinto.

As roupas usadas pelos foliões sempre são coloridas. Os instrumentos musicais mais utilizados são a viola, reco-reco, sanfonas, pandeiros e gaitas.”