Search

Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral. Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

Rio das Ostras recebe a visita de representantes da Unesco em julho

Objetivo é conhecer o Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba

Entre os dias 22 e 27 de julho, representantes da comissão de avaliação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) estarão visitando os 16 municípios da Região que fazem parte do Geoparque Aspirante Costões e Lagunas para conhecer os atrativos turísticos, culturais e históricos de cada local, com o objetivo de avaliar o território para o recebimento do certificado de Geoparque Mundial da Unesco.

Em Rio das Ostras a visita vai ocorrer no dia 24, das 16h às 17h30. Eles vão conhecer o Museu de Sítio arqueológico Sambaqui da Tarioba e peças de artesanato produzidas por artesãos locais.

A discussão para reconhecimento de um Geoparque na região do litoral Norte e Leste do Estado do Rio de Janeiro vem ocorrendo desde 2010. A Região formada pelos municípios de Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Carapebus, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Macaé, Maricá, Quissamã, Rio das Ostras, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, São Pedro da Aldeia e Saquarema, compreende áreas de interesse científico, didático-pedagógico, turístico, histórico, pré-histórico e ecológico.

Para a presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Cristiane Regis, a visita da Unesco na região é muito importante. “Sabemos que a função da Unesco está atrelada à promoção do desenvolvimento das sociedades do planeta mediante o apoio em ações no campo da educação, da cultura e da ciência. Aqui a equipe vai conhecer o único Museu de Sítio de toda a Região, a história do Município e o trabalho de identidade cultural que desenvolvemos com nossos artistas. Temos muito a mostrar e o reconhecimento será fundamental. Essa é a nossa contribuição para que o Geoparque Aspirante Costões e Lagunas receba o certificado”, declarou Cristiane.

Compartilhe essa notícia:

Veja também...