Secec RJ está com inscrições abertas para o Edital Arraiá Cultural 2

Segunda edição vai investir R$ 7,25 milhões na cultura fluminense

Na Cultura, o que é bom se repete. Por isso, a Fundação Rio das Ostras de Cultura informa que, devido ao sucesso da edição do ano passado, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro lançou o Edital Arraiá Cultural 2.  As inscrições estão abertas até às 18h do dia 2 de maio e devem ser feitas, exclusivamente, por meio do Sistema Desenvolve Cultura, na plataforma http://cultura.rj.gov.br/desenvolve-cultura.

Com uma premiação total de R$ 7.25 milhões, a chamada vai contemplar 115 projetos em todo o território fluminense.

Os interessados poderão escolher entre duas categorias para concorrer: na A, dedicada à apresentação de quadrilhas juninas, serão contempladas cem propostas culturais, no valor de R$ 50 mil cada; já na B, voltada para festivais de quadrilhas juninas, o “Arraiá” vai atender 15 projetos, com o valor de R$ 150 mil para cada um.

Na categoria A, o proponente vai precisar realizar, no mínimo, uma apresentação de quadrilha junina composta por, pelo menos, 12 pares, desenvolvendo inúmeras figurações coreográficas, ordenadas por um “marcador”, que orienta os movimentos dos participantes. A realização deve respeitar denominações e movimentos tradicionais e incorporar criações adaptadas pelos marcadores.

Já na B, o proponente deverá realizar evento aberto ao público, reunindo apresentações de, no mínimo, cinco quadrilhas juninas, podendo ser, ou não, oriundas do mesmo município no qual o festival é realizado, a ser organizado por associação, federação ou liga com comprovada atuação na área.

O edital é voltado para pessoas jurídicas, com ou sem fins lucrativos, podendo ser Microempreendedor Individual (MEI) no caso da categoria A, estabelecido no Estado do Rio de Janeiro, que seja comprovadamente representante de uma ou mais quadrilhas juninas. A proposta precisa ser executada presencialmente em território fluminense.

Para mais informações ou dúvidas os interessados devem encaminhar um e-mail para arraiaculturalrj2@cultura.rj.gov.br.