Fundação Rio das Ostras de Cultura premia vencedores do 3º Concurso de Presépios

Mesmo respeitando as tradições, a criatividade tomou conta dos artistas que participaram do 3º Concurso de Presépios de Rio das Ostras, promovido pela Fundação Rio das Ostras de Cultura. Os vencedores premiados após a avaliação da Comissão Julgadora foram: Huriah de Oliveira Gomes, em primeiro; Eva Pinto Viana, em segundo; e Mariana Vieira Dobbin Kupferberg, em terceiro; recebendo, respectivamente, a premiação no valor de R$ 2 mil, R$1.500 e R$ 1 mil.

Todas as obras foram confeccionadas de forma artesanal e cumpriram as exigências de conter as imagens que representassem o Menino Jesus; a Virgem Maria; São José; os três Reis Magos; pastores, anjo e animais.

O presépio vencedor foi inspirado em uma das maiores obras da literatura brasileira: “Morte e Vida Severina”, de João Cabral de Melo Neto. De acordo com Huriah de Oliveira Gomes, no final do livro, ocorre uma cena que dá alusão à cena do nascimento de Jesus. “Escolhi essa representação para o meu presépio, pois para mim, seguindo as referências do livro de João Cabral, Jesus também foi um “Severino”, homem pobre e lutador, assim como a face mais marcante do povo brasileiro”, explicou.

A segunda colocada, Eva Pinto Viana, utilizou fibras de Taboa e palha de milho para o seu presépio. “Em toda cena foi utilizado a fibra de Taboa. Já os animais foram trabalhados com Taboa e palha de milho e, nos anjos, as asas foram feitas em macramê com a Taboa”, contou.

O presépio de Mariana Kupferberg foi feito todo com materiais recicláveis. “Nos corpos das figuras bíblicas utilizei garrafas pets e sementes. Já para a camada de cima do anjo usei algodão e para a manjedoura, argola de acrílico, linha fio da juta e tecido juta na cor crua finalizada com a arte do Filtro dos Sonhos.  O menino Jesus foi confeccionado em crochê com linha de algodão e arame fino no corpo para fazer o efeito do movimento de um recém nascido”, disse.